O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Sem Terra comemora no próximo dia 7 de setembro, 35 anos de luta pela reforma agrária na Bahia e no Nordeste.
Fundado em 1987, o maior movimento da América Latina, referência nacional e internacional na luta pela terra, nasceu no Assentamento 40/45 no município de Alcobaça no extremo sul baiano.
Para comemorar a data, está sendo programada uma grande festa. As comemorações ocorrem de 8 a 11 de setembro com a realização de uma Feira Estadual de Agroecologia que vai comercializar produtos produzidos nos assentamentos.
A feira ocorre nos dias 8 e 9 em Itamaraju e contará com eventos culturais e plenárias com o tema: Terra, Território e pão, onde serão discutidos o atual panorama político nacional.
A programação inclui no mesmo dia a partir das 18h, um encontro com os amigos do MST para celebrar a simbologia da data e por volta das 20h ocorrem shows com várias bandas.
A partir do dia 10 a programação contempla o Assentamento 40/45, primeiro da Bahia e do Nordeste. A programação inclui shows culturais, roda de conversa e muitas outras atividades.
De acordo com a dirigente estadual, Eliane Oliveira, além de acesso a terra, uma das grandes contribuições do MST para a região está na educação no campo: são 52 escolas da educação infantil ao ensino médio em assentamentos.
O destaque vai para a Escola Agroecologia Egidio Bruneto, localizada no Assentamento Jacir Rocha reconhecida internacionalmente na produção de alimentos saudáveis. "Temos muito o que comemorar", defende a dirigente.
Eliane lembra que a programação completa do aniversário do MST será divulgada nos próximos dias com o nome de todas as bandas e detalhes. "Vamos ter muitas coisas boas, queremos contar com a presença de todos", convida.