Mappim

Secretaria de Desenvolvimento Social e 43ª Companhia de Policia Militar realiza palestra combatendo a violência contra mulher

Por Henrique Peixoto/Cocobongo em 09/08/2019 às 17:20:50

Uma vida com dignidade e respeito, est sendo discutida em vrios seguimentos municipais de Itamaraju, a Lei Maria da Penha, e combate da violncia contra a mulher, a ao é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento através do CRAS, SCFV, CREAS com apoio da 43 Companhia de Policia Militar e Núcleo de Apoio de Saúde da Família - NASF.

A ao faz parte do ciclo de palestras em comemorao de 13 anos da Lei Maria da Penha (11.340/2006") promovida pela secretaria de desenvolvimento social trabalhando a preveno no mbito familiar, escolar, social entre outros. As palestras visam combater a problemtica que assombra a sociedade vitimando as mulheres causando consequncias irreparveis, durante as discusses so apresentados os tipos de agresso sofrida, modalidades criminosas e medidas protetivas destacando a denúncia nacional através do número 180 e 190 da polícia militar.

Diversos unidades sociais e de saúde j foram contempladas com a palestra bairro Bela Vista, Vrzea Alegre, Jaqueira, Novo Prado, URBIS II/Liberdade, a palestra est sendo ministrada através do Tenente PM Bohana, que juntamente com assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos destacam a violncia sofrida pelas mulheres tendo o silencio das vítimas e pessoas próximas como vilo, além das consequncias da violncia gerando marcas irreversíveis, tendo reflexos físicos seguidos de transtornos familiares, psicológicos e na maioria das vezes a morte das vítimas.


Segundo informaes da coordenadora do Cras I Nilzete Pereira, as aes so de grande importncia na orientao da sociedade sobre o combate dos índices de violncia que a cada dia cresce no país e também no município itamarajuense, através da parceria com a polícia militar viabiliza o meio de aproximao da instituio de segurana com a sociedade estimulando no combate da violncia, dessa forma os militares no só operam no campo físico, mas também na mente das pessoas enfatizou.


"Segundo dados do Atlas da Violncia 2019, houve aumento de 17% dos homicídios de mulheres dentro de lares nos últimos 5 anos. A taxa de mortes de mulheres mortas dentro de casa por 100 mil habitantes é de 1,3. J os assassinatos de mulheres fora de casa tm taxa de 3,4 por 100 mil habitantes. Entre mulheres negras, o índice é ainda maior: 5,6 mil mortas por 100 mil habitantes contra 3,2."