As religiões monoteístas cristianismo, judaísmo e islamismo afirmam também ser a favor da paz, da compaixão e do amor ao próximo. Mas se envolveram (e se envolvem) em guerras, conflitos..., disputas pelo poder, etc. Tudo em nome de Deus.
No monoteísmo existe apenas um Deus. Cada grupo religioso afirma que seu Deus é verdadeiro. Logo, a outra religião é falsa, e seus seguidores, infiéis, segundo o historiador britânico Christopher Catherwood, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
No século IV, João Crisóstomo e outros da Igreja Católica afirmavam que os judeus eram filhos do Diabo. Esses, no ano de 325, no 1º Concílio de Nicéia, foram culpados pela morte de Jesus. Essa acusação só foi retirada em 1965, no Concílio Vaticano II.
No século VII, o islã, através dos exércitos de Maomé, se direcionou à Arábia para invadir o Oriente Médio, Norte da África e da Espanha. Tinham os objetivos de se expandir, economicamente e politicamente, mas em nome Deus.
Em 1096, o papa Urbano II organizou as cruzadas para recuperar a Terra Santa. Foi prometido aos cristãos que participassem..., a abolição de seus pecados.
Em 1215, o IV Concílio de Latrão proibiu os judeus de exercer funções públicas e foram obrigados a usar uma identificação nas roupas, como ocorreu no regime nazista, no séc. XX.
A Inquisição (Santo Ofício) era constituída por tribunais da Igreja Católica que perseguiam, julgavam e puniam pessoas acusadas de desvios das normas cristãs. Foi dividida em 2 períodos: medieval (XIII a XIV; moderna (Portugal e Espanha - XV a XIX). Na maioria dos casos, as mortes eram via fogueiras. As torturas eram cruéis. Um exemplo, foi a prisão perpétua aplicada ao cientista e filósofo italiano, Galileu Galilei (1564-1642), por defender que a Terra girava em torno do Sol, não, o contrário.
Na década de noventa houve conflitos nos Bálcãs. Por que? No século XIV, a região foi invadida pelos turcos-otomanos (muçulmanos). A identidade dos indivíduos era baseada na religião a qual faziam parte. A maioria pôde ser cristã, mas sem os mesmos direitos dos "fiéis" da religião islâmica. Muitos se converteram ao islamismo.
Assim, os bósnios muçulmanos, descendentes daqueles que se converteram, eram chamados de traidores. Por isso, o líder sérvio Slobodan Milosevic liderou uma matança aos islâmicos.
Conflito entre judeus e muçulmanos, Oriente Médio, desde 1947. Após a segunda Mundial, foi criado o Estado de Israel, "tomando" o território árabe. Mas essa disputa não se limita a terras, sim, também é uma disputa religiosa. Os fundamentalistas das duas 2 religiões são o maior problema para um acordo de paz.
Conflito entre hindus (politeístas) e muçulmanos na Índia e no Paquistão, década de 1950. O estopim se deu com o fim da colonização inglesa sobre os indianos em 1947. Os muçulmanos não quiseram fazer parte do país com os hindus. Depois de uma guerra, foi criado o Paquistão. Até hoje existe uma disputa pela região da Caxemira, apesar de diversas tentativas para se chegar a um acordo de paz.
Conflito entre católicos e protestantes (evangélicos) na Irlanda do Norte nas décadas de 1960 a 1980. A maioria protestante (unionista) quer continuar ligada ao Reino Unido, ao contrário da minoria católica, que não quer.
Genocídio em Ruanda, África, em 1994. Em 100 dias aproximadamente, 800 mil pessoas da comunidade minoritária tutsi e adversários políticos foram mortos por extremistas étnicos hutus, que correspondem a 85% dos ruandeses.
Com as listas de opositores e familiares desses em mãos, o governo hutu, com a ajuda de milícias extremistas mataram os Tutsis e todos contrários à política de situação. Muitas mulheres foram escravas sexuais... Tudo isso ocorreu com a participação de padres e freiras.
Por alguns fatos ocorridos contra seres humanos com a participação ou com a omissão da igreja católica, esta pediu perdão: inquisição; extermínio e escravidão dos índios, na conquista da América...; genocídio em Ruanda; nazismo, etc.
O "erro" é subjetivo e é um ato humano. No momento em que se erra, quem o faz, o define como acerto e verdade. Todos que erram, se acham certos. Só depois, muitos podem considerar que foi um erro ou não.
Atualmente, no Brasil, alguns deputados federais e estaduais, vereadores, senadores e o presidente do Brasil usam a fé em Deus para governar.
Nas eleições para presidente do Brasil, em 2018, segundo a pesquisa do Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada em Março de 2018, revelou que 79% dos brasileiros concordaram totalmente ou em parte que era importante que o candidato a presidente acreditasse em Deus. 29% disseram que era muito importante que o candidato fosse da mesma religião que elas.
Essa pesquisa indicou alguns problemas:
1- A fé não é um fato cientifico, sim, uma crença no divino. A política é algo concreto, onde o presidente de uma nação vai governar segundo uma ideologia e na vontade de alguns grupos, se opondo a outros. No ponto de vista da fé, será que Deus, espirito, que não possui forma material, vai "abençoar" uma ideologia que prejudique interesses de outros seres humanos?
2- Todo candidato quer se eleger, e sabendo que o eleitor considera importante que o pretendente a gestor público acredite em Deus, é óbvio que ele vai usar o nome do divino para obter vitória...
3- Na democracia brasileira, que é laica (separa política e religião...), existem conflitos de interesses. Quem está correto? Por isso, existe uma eleição. A maioria vence, mas não significa que todos serão contemplados com o novo gestor público, desde quando ele não poderá agradar a "todo mundo". Assim, Deus ficará a favor de quem? Exemplo: existe cristão de direita, centro-direita, esquerda, centro-esquerda, etc. E ai?
Em outra pesquisa do Ibope/Estado/TV Globo, revelou que a maioria do eleitorado do País identificou o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, como o principal representante dos interesses dos ricos, dos bancos, agricultores e dos empresários no segundo turno. Fernando Haddad (PT) foi o mais associado à defesa dos pobres, dos trabalhadores e das mulheres.
Nessa última pesquisa, no parágrafo anterior, quem está correto? Os eleitores de Bolsonaro ou os de Haddad? O primeiro enfatizou bastante os valores cristãos. O segundo candidato priorizou a diversidade e a luta a favor dos trabalhadores. Bolsonaro ganhou. Assim, Deus ficará do lado dele, e contra os outros...?
Na bíblia, livro de fé, não existe qual é a ideologia política correta para os cristãos.
Mateus 5:13-14: "Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte."
Mateus 23:11-12: "Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo. Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado."
1 João 2:15-17: "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre."
1 Pedro 2:17: Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.
Romanos 13:1-6
"Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.
Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.
Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.
É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades"
Nos versículos, acima, a bíblia diz que o fiel deve respeitar à autoridade governamental, mas não deixa claro qual é o tipo de governo nem qual é a ideologia.
Conclui-se que, em nome de Deus, os humanos matam, roubam, mentem, dizem estar protegidos do divino para governar para certos grupos. Erram, mas se acham corretos. Depois de um certo tempo, muitos vão pedi "perdão" ou não. E a história segue assim...
Fontes consultadas:
Sangue em nome de Deus
Embora preguem a paz, as religiões deixaram suas marcas em guerras e outros crimes cometidos contra a humanidade. Por quê?
O livro negro do cristianismo
Papa pede perdão por erros da Igreja em Ruanda
https://oglobo.globo.com/sociedade/papa-pede-perdao-por-erros-da-igreja-em-ruanda-21086984
Papa pede perdão por papel da Igreja no genocídio em Ruanda
Sobre os pedidos de perdão do papa joão paulo ii
https://www.veritatis.com.br/sobre-os-pedidos-de-perdao-do-papa-joao-paulo-ii/
Papa pede perdão por crimes da Igreja contra povos indígenas na conquista da América
João Paulo 2º pede desculpas pela Inquisição
https://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u73742.shtml
Em Auschwitz, papa pede perdão por "tanta crueldade" https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2016/07/internacional/512783-em-auschwitz-papa-pede-perdao-por-tanta-crueldade.html
O que foi a inquisição?
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-a-inquisicao/
Qual é a causa do conflito entre católicos e protestantes na Irlanda
Pesquisa: 79% dos brasileiros dizem ser importante candidato acreditar em Deus
8 em cada 10 brasileiros querem candidato que acredita em Deus
Sociedade
http://jesusvoltara.com.br/info/sociedade.htm
1 Pedro 2:17
https://www.bibliaonline.com.br/acf/1pe/2/17
Romanos 13:1-7
https://www.bibliaonline.com.br/nvi/rm/13/1-7+
O ESTADO LAICO E A LIBERDADE RELIGIOSA: Interesse público versus direito privado em uma democracia plural religiosa
https://www.unipac.br/site/bb/teses/teses-e1529046fe133395f1f4598c04e83d0d.pdf
Bolsonaro publica vídeo de pastor dizendo que ele foi "escolhido por Deus"
Bolsonaro diz que indicará para vaga no STF ministro 'terrivelmente evangélico'
Pastor francês diz que Bolsonaro foi "escolhido por Deus" para governar o Brasil
https://www.youtube.com/watch?v=K157lgp4NCg
SANTO AGOSTINHO
Os Fundamentos Ontológicos Do Agir
http://nepfil.ufpel.edu.br/publicacoes/1-santo-agostinho.pdf
Ibope: Bolsonaro é associado aos ricos e jovens; Haddad, aos mais pobres
Conflito na região da Caxemira
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/conflito-na-regiao-caxemira.htm
A situação da Irlanda do Norte e o Brexit
Entenda o genocídio de Ruanda de 1994: 800 mil mortes em cem dias
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/04/140407_ruanda_genocidio_ms
Por André Luiz Alves de Souza
É psicanalista. 73 99973.6482 (Vivo-com Whatsapp); 73 3294.3505
É professor concursado.
É psicopedagogo.
É licenciado em Filosofia; pós-graduado em Psicopedagogia; formado, clinicamente, em Psicanálise.
É professor de cursos para concursos e convidado de faculdades.
Licenciatura incompleta em Matemática.
Acadêmico de Psicologia (Pitágoras)
Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: [email protected]