Mappim

Instagram: como controlar a privacidade da sua conta

Do 'Finstagram' ao bloqueio, veja o que é permitido. Blog vai mostrar em série como usar as ferramentas de controle de privacidade nas contas das principais redes

Por Redação em 04/07/2019 às 09:23:32


Do 'Finstagram' ao bloqueio, veja o que é permitido. Blog vai mostrar em série como usar as ferramentas de controle de privacidade nas contas das principais redes sociais e no Google. Veja as ferramentas de controle de privacidade que existem no Instagram

Divulgação

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo e é a preferida entre os mais jovens. O Brasil já ocupa a segunda posição na quantidade de usuários no ranking mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Até que ponto se pode controlar o que vai ser visto, curtido e compartilhado nessa rede que reúne mais de 1 bilhão de usuários?

Como aumentar a segurança do celular e dos apps de mensagem

Sob pressão, as grandes empresas têm buscado aumentar o controle do usuário sobre seus dados. Em uma série de colunas, a partir desta, o blog vai mostrar quais são as ferramentas disponíveis para isso nas principais plataformas digitais, começando pelo Instagram.

Veja as dicas:

Perfil público, privado ou 'Finstagram'?

Onde fica o controle de privacidade?

Definindo a conta como privada

Controle dos Stories

Controle de comentários

Como evitar que te marquem

Desativar a localização

Desativar Status da Atividade (ou como ficar quase 'invisível')

Bloquear perfis indesejados

1) Perfil público, privado ou 'Finstagram'?

As definições de privacidade na rede de fotos são simples de serem entendidas, mas é importante entender qual é o objetivo do seu perfil no "Insta".

Se for o de conquistar o maior número de seguidores possível, faz sentido deixar público o acesso ao conteúdo publicado, recorrer a diversas hashtags e caprichar na captura de fotos e vídeos.

Mesmo num perfil aberto ou público, é possível filtrar que tipo de interações poderão ser feitas pelos seguidores. Mas alguns internautas preferem recorrer a uma técnica conhecida como "Finstagram", que corresponde a criar um perfil paralelo ao oficial, mas no modo privado, para evitar os "stalkers".

Essa segunda conta destina-se a publicações mais pessoais, com fotos que não deveriam ser vistas por desconhecidos — por exemplo, as fotos "feias".

Mas, cuidado: manter duas contas ativas com diferentes configurações de privacidade no mesmo aparelho celular requer atenção redobrada para fazer as publicações na conta certa.

2) Onde fica o controle de privacidade?

O Instagram oferece um painel de configurações bem intuitivo, que permite ajustar uma série de critérios para aumentar a privacidade da conta.

Para chegar lá:

Entre na sua conta e vá para a página do seu perfil;

Clique na sua foto de perfil no cantinho direito, no menu que fica no pé da tela;

Em seguida, clique no menu que fica no canto superior, à direita;

Ele vai abrir uma lista de opções, começando por "Itens arquivados". A última, lá embaixo, é "Configurações";

Dentro do menu de configurações, escolha o item "Privacidade".

Menu de 'Privacidade' é porta para a maioria dos controles de proteção da sua conta no Instagram

Reprodução

3) Definindo a conta como privada

Para definir como privada a conta no Instagram, siga os seguintes passos:

Dentro do menu "Privacidade", clique em "Privacidade da conta"

Habilite o botão "Conta privada".

Após alterar essa configuração, os próximos seguidores só conseguirão ver as suas publicações mediante autorização prévia para seguir a conta. Nada muda para quem já te segue.

E você pode voltar a conta para o modo público a qualquer momento.

4) Controle dos Stories

Os Stories no Instagram são uma das maneiras mais interativas de se relacionar com os seguidores, mas é possível restringir quem poderá visualizá-los.

Para ocultar os Stories para seguidores indesejados, siga os seguintes passos:

Acesse as "Configurações" da conta, toque no item "Privacidade";

Toque na opção "História" e selecione "Ocultar story de";

Selecione os seguidores que não poderão ver os seus Stories.

Ainda nessa tela, é possível determinar quem poderá enviar respostas, compartilhar as suas publicações e se o story será compartilhado na conta do Facebook, desde que ela esteja vinculada ao Instagram.

Uma ótima estratégia para quem quer publicar Stories privados dentro de uma conta pública, é criar uma lista de "Melhores amigos".

Usando essa configuração, somente os seguidores preferidos poderão visualizar determinadas publicações, sendo possível selecionar opcionalmente essa lista de melhores amigos sempre que for conveniente.

5) Controle de comentários

Os perfis públicos podem ser alvos dos "haters". Para evitar comentários indesejados é possível aplicar uma série de filtros ou até mesmo bloquear os comentários de pessoas específicas.

Para bloquear os comentários, siga os passos indicados:

Acesse as "Configurações" e toque na opção "Privacidade";

Toque na opção "Comentários";

Depois, na opção "Bloquear comentários de".

Os usuários bloqueados de comentar não ficarão sabendo que estão nessa lista: o comentário aparece para quem publicou, mas não para o dono da conta e seus seguidores.

Nesse mesmo menu "Comentários" existe ainda um filtro "Ocultar comentários ofensivos", para que isso seja feito automaticamente. Ele pode ser desabilitado.

Tem ainda opção de "Filtro manual", que permite ocultar determinados comentários que contenham palavras ou frases que você pré-determinadas. Dentro dela, há ainda a possibilidade de escolher filtrar os comentários por palavras mais denunciadas no Instagram.

6) Como evitar que te marquem

Nem sempre é uma boa ideia permitir que amigos façam marcações de você nas publicações deles. O ideal é avaliar previamente que tipo de publicação estará associada ao seu perfil.

Para isso, acesse as "Configurações", depois "Privacidade" e, em seguida, "Marcações" e desabilite o botão "Adicionar automaticamente". Ali também estão as fotos em que você foi marcado e é possível escolhe quais devem ser ocultadas e quais poderão aparecer no seu perfil.

7) Desativar a localização

Uma boa prática de segurança para aumentar a privacidade é impedir o compartilhamento da localização atual. Essa opção evita que essa informação seja usada por serviços de publicidade e também impede que seguidores saibam onde você está.

Essa configuração é especifica para cada plataforma de dispositivos móveis:

- No iOS (iPhone): vá em "Ajustes", selecione "Privacidade" e depois "Serviço de localização". Localize e selecione o Instagram; desative a opção.

- No Android: acesse as Configurações, toque em "Localização". Depois, selecione o Instagram, marque "Permissões" e, desabilite a chave de Localização.

8) Desativar Status da Atividade (ou como ficar quase 'invisível')

Alguns internautas preferem que os seus seguidores não saibam quando eles estiverem conectados naquela rede. Esse status de atividade pode ser desabilitado.

Porém, quando essa opção for desabilitada, não será possível visualizar os status dos outros seguidores.

Para desativar o status online, vá ao menu de "Privacidade", acesse a opção "Status de atividade" e desabilite o item "Mostrar status de atividade".

Claro que, se você interagir com algum post, o autor e seus seguidores vão ver. No caso do Stories, quem fez vai saber que você assistiu.

9) Bloquear perfis indesejados

Em casos extremos, mas não incomuns, o Instagram oferece a opção de bloquear os perfis indesejados. Essa medida irá impedir que usuários consigam visualizar qualquer atividade de uma conta pública no Instagram.

Para bloquear seguidores, acesse o perfil desejado, toque nos três pontinhos do canto superior direito e selecione a opção "Bloquear".

Fique atento

Por fim, vale a dica: apesar de existirem diversos recursos para tentar aumentar a privacidade das publicações, eles não protegem completamente a conta, pois usuários que tiverem acesso aos posts poderão fazer captura de tela e compartilhar as imagens privadas.

Por esse motivo, o filtro de privacidade mais eficiente ainda é a reflexão sobre se vale a pena compartilhar determinadas fotos, vídeos e textos.

Selo Ronaldo Prass

Ilustração: G1

Fonte: G1

Tags:   G1