Diferente de outros municípios baianos, os esforços dos forrozeiros do município de Eunápolis estão focados no pós-São João, quando acontece a realização do Pedrão, no período de 29 de junho a 1 de julho, atraindo público de vários municípios do sul da Bahia.
Com cunho cultural e econômico, o evento é realizado há 15 anos pela administração municipal e por parceiros diversos. A festa conta com shows musicais e manifestações tradicionais do mês de junho, a maioria das atrações do calendário cultural do município.
Este ano a programação prevê, além da montagem de uma estrutura ampla para abrigar milhares de pessoas, a realização de shows com artistas, entre eles os sertanejos Gusttavo Lima, Zé Neto e Cristiano, Maiara e Maraisa, Bell Marques, Solange Almeida, Arriba Saia e Roni Brasil e banda Cheiro de Forró, assim como atrações musicais da região sul do estado.
A administração municipal é de que o investimento é tão importante quanto o que é destinado a outros setores. A média dos eunapolitanos sabe que, a exemplo de edições anteriores, a ocupação na rede hoteleira de Eunápolis chega a até 100 % e que neste período todo o setor de comércio e serviços aumentam substancialmente o faturamento, incluindo os vendedores ambulantes que garantem o sustento de suas famílias.
Articuladores culturais da região se movimentam no início da montagem da estrutura do evento. A maioria acredita que tão importante quanto ao aspecto econômica do evento é o efeito psicológico da festança nas pessoas, já que os três dias de manifestações e alegrias levantam o astral da cidade e fortalecem a auto-estima da população.
Por Bahia Notícias