Bafta 2022: "Duna" lidera indicações e Kristen Stewart fica de fora; veja lista
A lista de indicados ao Bafta 2022 foi divulgada nesta quinta-feira, 1, e o filme “Duna”, dirigido por Denis Villeneuve e estrelado por Timothée Chalamet, lidera em número de indicações – concorrendo em 11 categorias no total. Na sequência está “Ataque de Cães”, do diretor Jane Campion, que recebeu oito indicações. Já “Belfast”, de Kenneth Branagh, conta com seis. A aparição de Leonardo DiCaprio entre os concorrentes a Melhor Ator pelo seu desempenho em “Não Olhe Para Cima”, produção original da Netflix, foi celebrada nas redes sociais e a ausência de Kristen Stewart, que agradou a crítica internacional como a princesa Diana em “Spencer”, na categoria de Melhor Atriz não passou despercebida e gerou críticas dos fãs nas redes sociais. Já Lady Gaga não ficou de fora do Bafta e pode levar o prêmio de Melhor Atriz por “Casa Gucci”. Os vencedores da 75ª edição da premiação serão conhecidos no dia 13 de março. Confira todos os indicados:
Melhor filme
- “Belfast”
- “Não Olhe Para Cima”
- “Duna”
- “Licorice Pizza”
- “Ataque dos Cães”
Melhor filme britânico
- “After Love”
- “Ali & Ava”
- “Belfast”
- “Boiling Point”
- “Cyrano”
- “Everybody"s Talking About Jamie”
- “Casa Gucci”
- “Noite Passada em Soho”
- “007 – Sem Tempo Para Morrer”
- “Identidade”
Melhor filme de língua não inglesa
- “Drive My Car”
- “A Mão de Deus”
- “Mães Paralelas”
- “Petite Maman”
- “The Worst Person in the World”
Melhor direção
- Aleem Khan, por “After Love”
- Ryûsuke Hamaguchi, por “Drive My Car”
- Audrey Diwan, por “Happening”
- Paul Thomas Anderson, por “Licorice Pizza”
- Jane Campion, por “Ataque dos Cães”
- Julia Ducournau, por “Titane”
Melhor roteiro original
- “Apresentando os Ricardos” (Aaron Sorkin)
- “Belfast” (Kenneth Branagh)
- “Não Olhe Para Cima” (Adam McKay)
- “King Richard: Criando Campeãs” (Zach Baylin)
- “Licorice Pizza” (Paul Thomas Anderson)
Melhor roteiro adaptado
- “No Ritmo do Coração” (Siân Heder)
- “Drive My Car” (Ryûsuke Hamaguchi)
- “Duna” (Denis Villeneuve)
- “A Filha Perdida” (Maggie Gyllenhaal)
- “Ataque dos Cães” (Jane Campion)
Melhor atriz
- Lady Gaga, por “Casa Gucci”
- Alana Haim, por “Licorice Pizza”
- Emilia Jones, por “No Ritmo do Coração”
- Renate Reinsve, por “The Worst Person in the World”
- Joanna Scanlan, por “After Love”
- Tessa Thompson, por “Identidade”
Melhor ator
- Adeel Akhtar, por “Ali & Ava”
- Mahershala Ali, por “Swan Song"
- Benedict Cumberbatch, por “Ataque dos Cães”
- Leonardo DiCaprio, por “Não Olhe Para Cima”
- Stephen Gragam, por “Boiling Point”
- Will Smith, por “King Richard: Criando Campeãs”
Melhor atriz coadjuvante
- Citriona Balfe, por “Belfast”
- Jessie Buckley, por “A Filha Perdida”
- Ariana DeBose, por “Amor, Sublime Amor”
- Ann Dowd, por “Mass"
- Aunjanue Ellis, por “King Richard: Criando Campeãs”
- Ruth Negga, por “Identidade”
Melhor ator coadjuvante
- Mike Faist, por “Amor, Sublime Amor”
- Ciarán Hinds, por “Belfast”
- Troy Kotsur, por “No Ritmo do Coração”
- Woody Norman, por “Sempre em Frente”
- Jesse Plemons, por “Ataque dos Cães”
- Kodi Smit-McPhee, por “Ataque dos Cães”
Melhor elenco
- “Boiling Point”
- “Duna”
- “A Mão de Deus”
- “King Richard: Criando Campeãs”
- “Amor, Sublime Amor”
Melhor documentário
- “Becoming Cousteau”
- “Cow”
- “Flee”
- “The Rescue”
- “Summer of Soul (
ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)”
Melhor animação
- “Encanto”
- “Flee”
- "Luca”
- “A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas”
Melhor trilha sonora
- “Apresentando os Ricardos” (Daniel Pemberton)
- “Não Olhe Para Cima” (Nicholas Britell)
- “Duna” (Hans Zimmer)
- “A Crônica Francesa” (Alexandre Desplat)
- “Ataque dos Cães” (Jonny Greenwood)
Melhor fotografia
- Greig Fraser, por “Duna”
- Dan Laustsen, por “O Beco do Pesadelo”
- Linus Sandgren, por “007 – Sem Tempo Para Morrer”
- Ari Wegner, por “Ataque dos Cães”
- Bruno Delbonnel, por “A Tragédia de Macbeth”
- Aleem Khan, por “After Love”
- James Cummings & Hester Ruoff, por “Boiling Point”
- Jeymes Samuel, por “Vingança & Castigo”
- Posy Dixon & Liv Procter, por “Keyboard Fantasies”
- Rebecca Hall, por “Identidade”