O deputado Valmir Assunção (PT), junto com secretários estaduais, organizou uma força tarefa para socorrer as vítimas do distrito de Nova Alegria em Itamaraju, um dos mais afetados pelas enchentes no sul da Bahia.
Segundo informou Erisvaldo Souza, um dos Assessores do deputado Valmir na região, foi montado uma força tarefa para recuperação das casas e limpeza das áreas atingidas através de mutirão com participação de agentes do governo, MST e outros voluntários.
De acordo com o deputado, o governo do estado deseja reconstruir as casas atingidas ou que estão em área de risco em novo local, fora de risco de novos alagamentos.
Dentre as ações que já estão sendo tomadas, a população ja está sendo atendida com medicamentos, está sendo feita a desinfecção geral das ruas e casas atingidas e também atendimento aos animais que sofreram danos causados pelas enchentes.
O deputado que nasceu em Nova Alegria, ficou emocionado ao ver os estragos causados pelas chuvas. Assunção estava acompanhado pelo Secretários da Casa Civil, Carlos Mello; da Saúde, Tereza Paim; e de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, vereador Adriano Pinaffo, Evanildo Costa, Dirigente Nacional do MST, presidente da Conder, José Trindade, além de outros vereadores de Itamaraju.
Graer
Em mais um dia de ações voltadas para as comunidades isoladas pela água, nesta terça-feira (14), o helicóptero do Grupamento Aéreo da polícia Militar (Graer) socorreu um idoso de 78 anos que vive no distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, um dos mais atingidos pelas chuvas no Extremo Sul. Ormindo dos Anjos Oliveira sofre de problemas respiratórios e precisou ser carregado e colocado na aeronave para ser levado para a área urbana do município, onde foi atendido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) também tem participado das operações, auxiliando no recolhimento de donativos, na distribuição de alimentos e prestando assistência às famílias atingidas pelas chuvas.
Defesa Civil
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) confirmou, na tarde desta terça-feira (14), mais um óbito decorrente das fortes chuvas que atingem grande parte do estado. Os registros são feitos com base nas informações passadas pelas defesas civis municipais. Trata-se de uma menina de nove anos, vítima do desabamento de um muro na cidade de Itapetinga, ocorrido em 1º de dezembro, após chuva intensa. Com mais esse registro, sobe para 12 o número de pessoas mortas na Bahia devido às chuvas, desde o início de novembro.
Todas as ações emergenciais passaram, a partir desta terça-feira (14), a ser comandadas pelo gabinete avançado do Governo do Estado, montado em Itamaraju, para coordenar os trabalhos das diversas secretarias que articulam um planejamento de recuperação das cidades degradadas pelos temporais nas regiões Sul e Extremo Sul da Bahia.
Redação Cocobongo com informações SBN