No Campeonato Brasileiro de 2017, o Corinthians conseguiu algo extraordinário: ficou invicto por muitas rodadas, disparou na liderança e assim criou uma "gordura" para a reta final do torneio. Em 2019, o Palmeiras se candidata a fazer igual, pois começou o campeonato da mesma forma.
Tanto o Corinthians de 2017 quanto o Palmeiras fizeram o mesmo início: 13 pontos em 5 jogos. Há até uma coincidência curiosa: na 5ª rodada ambos conseguiram goleadas imponentes. O Timão bateu o Vasco por 5 a 2. Já o Verdão superou o Santos por 4 a 0.
Mas o Palmeiras terá muito trabalho para repetir a disparada do Corinthians, que ficou invicto durante todo o 1º turno, com 14 vitórias e 5 derrotas. Naquele momento o Timão chegou a abrir 8 pontos de vantagem para o 2º colocado. No 2º turno foi o próprio Palmeiras que ameaçou a liderança do rival, mas um cássico entre eles acabou definindo o título para os alvinegros.
O Palmeiras terá uma interrupção no meio do campeonato: o Brasileirão vai parar durante mais de um mês por causa da disputa da Copa América no país. O Verdão tem grandes chances de conseguir manter a boa fase até lá. Mas mantê-la depois de uma parada tão grande será o maior desafio de Felipão, Paulo Turra e companhia.