Uma caixa "misteriosa" apareceu próximo à Praia do Coqueiral, região central de Prado.
De acordo com informações, o objeto misterioso encontrado na praia, pertence a um navio nazista torpedeado por tropas americanas próximo a Recife em 1944. O navio foi encontrado em 1996, a 5.700 metros de profundidade.
Em nota, a Capitania dos Portos da Bahia afirmou que objetos semelhantes e sem identificação vem surgindo desde outubro de 2018. Esses materiais não apresentam características poluentes.
A primeira pista para desvendar o mistério foi localizar a origem das caixas: elas eram "made in Indochina", antiga colônia francesa onde é o atual Vietnã, Laos e Camboja que foi dominada pelo Japão na guerra e passou a compor o lado do Eixo com alemães e italianos.
"Fizemos uma pesquisa histórica e conseguimos identificar um cargueiro, chamado Rio Grande, que tinha uma carga de borracha com as inscrições referentes à Indochina Francesa", explica o professor Carlos Teixeira. O navio alemão tinha nome brasileiro para despistar inimigos entre os Aliados.
Os cientistas ainda trabalham com a hipótese de que esse navio seja o responsável pelas manchas de óleo que apareceram em diversas praias do nordeste.
O material encontrado em Prado, foi removido pela Empresa de Limpeza Pública do município e levado para o Palácio do Turismo.