Em dias de campo apostar no conhecimento tem sido um grande diferencial, garantindo grande avanços na produção, fomento na economia potencializando a região.
Durante a manhã de quinta-feira 23 de setembro 2021, foi realizado o Dia de Campo da Pecuária de Corte, o evento aconteceu na Fazenda FIBRASA, contando com a presença de pecuaristas, estudantes do curso superior de tecnologia em agropecuária e agricultores da região.
Participando do evento o Prefeito Marcelo Angenica, Ivan Favarato Filho Secretário de Agricultura de Itamaraju, Rui Dias - Diretor da FAEB, Vereador Rojério Novais e Vereadora Evalcy Rocha, Jorge Almeida Pecuarista e Presidente do Diretório Municipal do PSDB em Itamaraju.
Ainda no evento foi registrado a presença de Everaldo Mello - Presidente Sindicato de Produtores Rurais de Itamaraju, Ismael Trindade Gestor de Agronegócio SEBRAE Extremo Sul, Eliane Menezes - Eunápolis e Secretaria de Agricultura de Eunápolis, entre representantes de outros municípios da região.
A Fazenda FIBRASA, abriu suas porteiras para apresentação de sua atual metodologia de trabalho, sendo um grande diferencial na região através do trabalho desenvolvido sendo estratégico para o desenvolvimento da cadeia produtiva da pecuária de corte.
Fazendo abertura da atividade no campo o Prefeito Marcelo Angênica, destacou a importância da pecuária para o município e região, e parabenizou a presença de todos os pecuaristas e produtores rurais que se ausentaram da rotina diária de trabalho e abrilhantaram o evento, em busca de novos conhecimentos que proporcionarão grandes avanços na produção.
O Secretário Ivan Favarato Filho (Ivanzinho), destacou que o município por iniciativa própria e por meio de parcerias, vem dando um grande passo na garantia de alternativas que possam fomentar todos os setores agropecuários, construindo uma economia forte e sustentável proporcionando uma nova realidade aos produtores rurais das mais diversas áreas, garantindo emprego e renda e desenvolvimento da região.
Rui Dias - Diretor da FAEB, destacou que o dia de campo vai alavancar ainda mais a produção em Itamaraju, beneficiando os pequenos e médios produtores, dando ênfase a pontos importantes que servirão de orientação para planejamento e execução da atividade da agricultura e pecuária constituindo o setor primário da economia, finalizando agradeceu o apoio da gestão municipal nas ações destinada ao homem do campo, fazendo menção também ao Centro Regional de Capacitação do SENAR, que conta com uma importante unidade no município, fruto de parceria com a Prefeitura de Itamaraju, encerrou.
Everaldo Mello - Presidente Sindicato de Produtores Rurais de Itamaraju, salientou que o Dia de Campo é extremamente efetivo no sentido de difundir novidades em termos de tecnologia, criar condições e oportunidades de planejamento de safras e alternativas mais sustentáveis, aumentar a rentabilidade e a produtividade e, por fim, fortalecer a agricultura e pecuária.
O pecuarista Jorge Almeida, disse que fortalecer o agro da região é uma decisão que precisa ser estratégica em toda a Bahia, elevando os caminhos para o desenvolvimento, inovação e tecnologia sendo um grande aliado dos produtores, proporcionando melhoria de renda e aumento de competitividade no mercado, Jorge Almeida, destacou o potencial do município de Itamaraju, buscando parcerias e adotando a metodologia inovadora, por meio do Senar, Sebrae, e outras instituições, oferecendo, sem custos ao produtor, o suporte técnico e gerencial com foco na melhoria dos processos produtivos e de gestão da propriedade.
Dando continuidade à programação do dia, os participantes da atividade foram divididos em grupos sendo direcionados a diversas estações de conhecimentos técnicos.
A primeira estação de trabalho foi montada no curral da propriedade com imagens projetadas e demonstrações de animais, sendo apresentada pelo Médico Veterinário Jonas Filho, com o tema Melhoramento Animal.
Na segunda estação, montada em frente à fábrica de ração, o Zootecnista Henrique Almeida, desenvolveu o tema Nutrição Animal e Reserva Estratégica, também utilizando imagens projetadas e demonstrações das ações utilizadas pela empresa para reserva alimentar, como silagens de milho e Capiaçu.
A terceira estação foi montada junto a máquinas e implementos agrícolas adotados pela empresa para Recuperação de Pastagens através da Integração Lavoura Pecuária, tema dessa estação, que foi apresentada pelo gerente da empresa, Tales Maciel, auxiliado pelo Presidente do Sindicato Rural de Itamaraju, Everaldo Melo, ambos Engenheiros Agrônomos.
A última estação abordou um tema polêmico para os produtores: Aproveitamento Jurídico Máximo da Propriedade Rural - Reserva Legal e APP, sendo aproveitado para esclarecimentos diversos aos produtores sob o aspecto Ambiental das propriedades, brilhantemente apresentados pelo Biólogo Thiago Rizzo, da 2Tree Ambiental e pela Advogada Lohanne Gavassoni, da Mosello Lima Advocacia.