A Prefeitura Municipal de Itamaraju, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou na quinta-feira 18 de agosto de 2021, a 10ª edição da Conferencia Municipal de Desenvolvimento Social.
O evento teve início às 08hs no auditório da Faculdade FACISA, contando com a presença do Prefeito Marcelo Angênica, Vice-Prefeito Dalvadisio Lima, Secretária de Desenvolvimento Social Fabiana Angênica, representando a 43ª Companhia de Policia Militar Tenente PM Amaral, Secretário de Administração Léo Oss, Conselheiros Tutelares, Secretário de Governo Selmides Bida, Secretário de Educação José Ferreira, Secretário de Obras Antônio Charbel, Secretário de Saúde Fabio da Minas, vereadores, usuários do SUAS, Profissionais de Saúde, representantes de instituições e população.
Tendo vista o momento pandêmico vivenciado a 10ª conferencia ganhou um novo formato, seguindo os protocolos sanitários e limitando o número de pessoas com participação no evento.
A 10ª Conferencia Municipal de Assistência Social, enfatizou a temática: "Assistência Social Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, Para Enfrentar as Desigualdades e Garantir a Proteção Social".
Fazendo abertura da conferencia a Secretária de Desenvolvimento Social Fabiana Angênica, agradeceu a presença de todos destacando os desafios na garantia de direitos a população e fortalecimento das políticas assistenciais, potencializando a estrutura do município na prestação de atendimento à população, encerrou.
O Prefeito Marcelo Angênica, salientou que a conferencia contribuiu para a reflexão sobre as políticas de Assistência Social, compreendendo as demandas comungando ideias e construindo propostas que possam nortear as ações futuras da pasta e programas, proporcionando qualidade de vida a população por meio do SUAS, fortalecendo os programas e ações da pasta apresentando novas soluções e prioridades.
Para o Vice-Prefeito Dalvadisio Lima, a conferencia se concretizou ao longo dos anos um dos maiores instrumentos de democracia, proporcionando a elaboração de diretrizes proporcionando a universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
A palestrante da conferencia e convidada foi a Assistente Social Rita de Cassia Santana, Professora, Mestre em Política Social – UnB/Brasília DF, Doutora em Política Social – UnB/Brasília DF, Especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde – UFF/RJ, Especialista em Psicopedagogia – UNIBAN/SP, Especialista em Serviço Social Hospitalar – UNIFESP/SP e Psicanalista/Terapeuta Familiar – Universidade de Lanus-Buenos Aires.
A palestrante destacou os focos relevantes incluindo os debates a serem realizados, tendo foco prioritário para a atenção das famílias, seus membro e indivíduos e o território como base de organização, Rita de Cassia, falou sobre a gestão compartilhada baseada na participação popular para autonomia da gestão municipal, potencializando a divisão de responsabilidades e no cofinanciamento entre as esferas de governo e sociedade civil.
Em seguida o público participou de debates sendo articulados em 5 eixos, formalizando propostas para aperfeiçoamento das políticas assistências, em seguida foram apresentadas as propostas sendo algumas aprovadas pelo plenário e eleição de delegados que participarão da conferencia estadual.