Muitos motoristas e passageiros não usam cinto de segurança. Sem o uso desse "acessório", caso haja um acidente ou uma colisão, pode ocasionar mortes ou consequências graves...
O cinto de segurança é um mecanismo de retenção do motorista e passageiros em seus determinados assentos num veículo. É utilizado para reduzir a probabilidade de choque dos corpos dos ocupantes contra a estrutura interna do veículo e entre eles próprios, assim como, evitar a projeção dos indivíduos para fora do carro, caso haja colisão ou acidente.
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que 50,2% da população afirmam sempre usar o cinto quando estão no banco traseiro de carro, van ou táxi. No banco da frente, 79,4% com 18 anos ou mais afirmam que usam esse mecanismo.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) firma que, quando um carro bate num objeto fixo a uma velocidade de 60km/h, corresponde a cair de um prédio de quatro andares (aproximadamente 14 metros). O impacto sob um objeto fixo corresponde a uma força superior a 15 vezes ao peso da pessoa. Uma em cada cinco lesões ocorrem porque os ocupantes do veículo se bateram, uns contra os outros.
O cinto na "traseira" do veículo reduz o risco de morte para quem estiver no banco de trás e da frente, desde quando em uma colisão, esse mecanismo de segurança impede que o corpo do indivíduo seja projetado para frente, atingindo o motorista e o passageiro ou seja "jogado" para fora do veículo. Segundo pesquisas da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), o uso do cinto de segurança no banco da frente reduz o risco de morte em 45% e, no banco traseiro, em até 75%.
É mais comum o motorista se envolver em acidentes nos centros urbanos ao invés na estrada. A maioria dos acidentes ocorrem nos pequenos trajetos.
Em pesquisa realizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), em rodovias, 53% dos passageiros no banco traseiro, 15% na parte dianteira e 13% dos motoristas não usam cinto de segurança.
A pesquisa do parágrafo anterior revela que mais ocupantes dos assentos traseiros não usam o cinto. Isso é preocupante. Esse mecanismo é o mais eficiente meio de proteção para motoristas e passageiros.
Por exemplo, um ônibus numa rodovia a 60 km/h, se colide com um caminhão. Os que estiverem sem o cinto serão projetados, atingindo partes duras e cortantes do veículo, vão se chocar com os outros passageiros e podem ser projetados para fora... Além disso, seus pesos aumentarão consideravelmente.
Baseando-se nesse exemplo, se um adulto pesar 60Kg, sem cinto, arremessado contra o banco dianteiro com uma força equivalente a quase uma tonelada. Uma criança de 5 anos de idade, 20Kg, provoca um impacto de 300Kg.
O que diz a lei de trânsito?
1- Crianças de até 10 anos devem ser transportadas no banco de trás, e até 4 anos, em cadeiras especiais, com cintos próprios, fixadas pelo cinto de segurança.
2- Ou também dos 4 aos 10 anos, é possível substituir a cadeirinha por uma almofada feita de bloco de espuma, desde quando se use o cinto de segurança.
3- A partir dos 10 anos, numa altura de 1,50m, no mínimo, pode viajar no banco da frente, utilizando o cinto de três pontos.
4- Segundo o art. 167 do CTB, se o condutor ou passageiro não usar o cinto de segurança, a Infração será grave (pontos na carteira), com multa e retenção do veículo até colocação do cinto pelo infrator.
Conclui-se que usar o cinto de segurança em qualquer situação pode evitar mortes ou consequências graves. A pessoa que usa esse mecanismo de segurança também pode correr risco de vida por causa daquele que não está usando. O seu uso, de forma repetitiva, pode se tornar um hábito prazeroso, além de ser preventivo.
Fontes consultadas:
Passageiros ignoram cinto de segurança no banco de trás
Cinto de segurança é fundamental na prevenção de acidentes
http://www.blog.saude.gov.br/geral/35596-cinto-de-seguranca-e-fundamental-na-prevencao-de-acidentes
Obrigatoriedade do uso do cinto de segurança completa 21 anos e conscientização ainda é um desafio
A origem do cinto de segurança
http://meusite.mackenzie.br/professor_cucci/texto26.pdf
Efeitos do cinto de segurança: pesquisa da rede SARAH
http://vias-seguras.com/veiculos/o_cinto_de_seguranca/cinto_pesquisa_da_rede_sarah
Metade dos brasileiros não usa cinto de segurança no banco de trás
Nas estradas, 4 em cada 10 pessoas dispensam uso do cinto de segurança
USO DO CINTO DE SEGURANÇA
Cinto no banco de trás pode salvar condutor e passageiros do veículo
http://www.detran.ms.gov.br/cinto-no-banco-de-tras-pode-salvar-condutor-e-passageiros-do-veiculo/
Guia para Cancelar Multas por Não Usar o Cinto de Segurança Em 2019
https://doutormultas.com.br/multas-cinto-seguranca/
Acidentes sem cinto
https://www.youtube.com/watch?v=txCtNQUN-jg
Assustador: Vejam o que Acontece em um Acidente Se Você Estiver Sem Cinto!
https://www.youtube.com/watch?v=-OjJ3URp284
? Por André Luiz Alves de Souza
? Psicanalista (Atendimento: 73 3294.3505; 99973.6482).
? Professor concursado (Prefeitura de Itamaraju).
? Psicopedagogo.
? Licenciado em Filosofia; bacharelado em Filosofia (3 matérias trancadas).
? Formação Clinica em Psicanálise.
? Pós-graduado em Psicopedagogia.
? Professor convidado de faculdades.
? Licenciatura incompleta em Matemática.
? Acadêmico de Psicologia da Faculdade Pitágoras.
? Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: drandresouza@hotmail.com.