Mappim

Gilvan Produções participa do inicio do plantio de Arroz Orgânico em Prado

Por Redação em 24/03/2019 às 14:38:04

Foi dado o ponta pé inicial do projeto do plantio de arroz orgânico do MST na tarde de sexta-feira (22/03) no Assentamento Fabio Henrique em Prado/Ba. Foram plantados cerca de 5 hectares dando inicio há uma produção que chegará há mais de 100 hectares e vai ser uma das maiores do Brasil.

Gilvan Produções esteve participando deste ato histórico para o município pradense, no qual não irá beneficiar somente moradores dos assentamentos, mas sim todos os pradenses e regiões circunvizinhas. Quero parabenizar o MST pelo belo trabalho e temos a certeza que juntos poderemos trazer muito mais benefícios para o setor no município.

O fato de a colheita ser orgânica também motiva os assentados, que hoje vivem um processo de transição do modelo convencional para o sistema agroecológico, pautado na sustentabilidade e no respeito ao ecossistema.


No ano passado, o assentamento Fábio Henrique foi um dos beneficiados com maquinário de uso agrícola que permitiu um aperfeiçoamento técnico das práticas de cultivo em diferentes núcleos rurais do MST.


O avanço foi possível graças a emendas parlamentares obtidas por meio do mandato popular do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), e sabe que a atuação do agronegócio dificulta o financiamento e a efetivação de projetos de natureza popular.   

"O que nós estamos fazendo no conjunto de assentamentos que temos no Extremo Sul, investindo na produção, é porque nós também temos que mostrar pra sociedade que a reforma agrária dá certo", afirma Assunção.  


Estiveram presentes também João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, Evanildo Costa, os vereadores de Prado, Odilei e Luciana, lideranças do município de Itamaraju e diretores de assentamentos circunvizinhos.

Com informações de Daniel Giovanaz