A Secretária Municipal de Desenvolvimento social do município de Itamaraju, Fabiana Angênica está realizando a Campanha "Faça Bonito neste Carnaval".
O objetivo da iniciativa é conscientizar a população, mostrando a responsabilidade de toda a sociedade com relação à proteção integral dos direitos da criança e do adolescente, livre de abuso ou exploração sexual e trabalho infantil, nos termos da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Fabiana Angênica pontuou que as ações fazem parte dos serviços já realizados pelo Município: "Todos nós podemos ajudar, é muito importante fazermos esse debate e provocar essa reflexão. Já realizamos esse trabalho durante o ano, através do Conselho Tutelar e CREAS, mas precisamos estar atento às nossas crianças e jovens, visto que é nesse período que eles ficam mais vulneráveis e precisam ser protegidos", frisou a secretária.
As denúncias podem ser feitas aos órgãos de proteção como Conselho Tutelar, CREAS, Polícias Militar e Civil e pelo Disque 100 (não há necessidade da pessoa se identificar).
No período de carnaval, aumentam os riscos para situações de violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como o trabalho infantil, que ficam mais vulneráveis em grandes aglomerações. Também aumenta o fluxo de transeuntes pelas estradas de Itamaraju, em direção às praias próximas, sendo de fundamental importância esse trabalho de conscientização.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento social, instalou na manhã desta quinta feira (28), uma tenda informativa no Centro de Itamaraju, com a participação de todos os programas que compõem a Secretaria: CREAS, CRAS I e II, PETI, SCFV e Bolsa Família, e panfletagem sobre o tema na Rodoviária e em suas proximidades, enfocando a denúncia via Disque 100.
Em 01/03/19, a ação continua com a blitz informativa no bairro Liberdade (BA 489) e na BR 101.
Segundo a Coordenadora do CREAS de Itamaraju, Luana Monteiro: "Essa ação da Secretaria, visa conscientizar a população local e aos que estão de passagem pelo nosso Município, para aproveitar o carnaval e se for necessário denunciar qualquer situação de violência sexual contra crianças e adolescentes, e trabalho infantil. Precisamos impedir que esses crimes sejam cometidos, o que garantirá a esse público vulnerável o seu desenvolvimento de forma segura e protegida", destacou a Coordenadora do CREAS, Luana Monteiro.