O Banco do Brasil que é o órgão financiador do programa "Minha Casa Minha vida" em Itamaraju, aprovou e liberou de 830 contratos de beneficiários do programa que tiveram os seus cadastros aprovados no sistema financeiro do Banco.
Uma equipe da Prefeitura Municipal de Itamaraju e representantes do Banco Brasil, estão no Centro de Convivência dos Idosos, auxiliando nas assinaturas dos contratos dos 830 beneficiários do programa.
Os contratos começaram a ser assinados a partir do dia 26 de novembro de 2018. Ao todo são 1.004 beneficiários com renda inferior a três salários mínimos, mas de acordo com Roberto Garcia, gerente do Banco do Brasil, as pessoas que foram sorteadas e que fizeram o cadastro no programa e que ainda não foram chamadas e não assinaram os contratos, terão de esperar o sistema bancário gerar o próximo lote de contratos para assinarem.
Até a semana que vem, a entidade fará a convocação dos nomes dos beneficiários que ainda faltam para assinarem os contratos que ainda serão gerados pelo sistema.
O gerente explicou também sobre a diferença dos valores das parcelas para alguns beneficiários: "Pela regra do faixa 01, pessoas que tem uma renda per capita de até 1.600 reais, o valor da parcela é calculador através da renda per capita se tem esposo, se tem filhos, varia entre 80 ate 270 reais por mês. Mas no caso de Itamaraju, a maioria das parcelas ficará em torno de 80 reais. O nome no SPC não é impedimento para receber o imóvel não. 80 pessoas das que foram aprovados pelo sistema, não tem pendencias é que não foram gerados os contratos e dentro de 10 a 15 dias serão chamadas. 70 pessoas serão chamadas ao banco para apresentarem documentações. As pessoas que foram sorteadas e não foram atendidas fiquem tranquilas que todos serão atendidos muito em breve, nós vamos divulgar nas rádios e no diário oficial para informar a todos" disse o gerente.
Estiveram presente ao local das assinaturas, o procurador do município de Itamaraju, Dr. Elton Moitinho, além de servidores municipais e o secretário de Obras Antônio Charbel, o Toninho.
Em entrevista à Radio 99 Fm o Secretário de Obras falou sobre as assinaturas e as entregas das casas: "Algumas pessoas que estão pendentes com a documentação, terão de aguardar um pouco mais para que o sistema financeiro do Banco resolva a situação e depois assine o contrato. Hoje 830 contratos estão sendo assinados porque foram aprovados pelo sistema do Banco do Brasil que é o órgão financiador do programa. O prefeito está muito feliz, com a realização desse sonho para os itamarajuenses que antes não tinham casa própria mas agora tem. O Prefeito Dr. Marcelo viajou algumas vezes a Brasília para resolver a situação dessas casas. A data oficial será dia 07 de dezembro, estamos organizando o evento da entrega das casas. Hoje tivemos o privilegio de ver a felicidade nos rostos das pessoas, elas choravam assinando contrato, outros ajoelharam e agradeceram a Deus, presenciar isso é muito gratificante. Quanto a água e a energia elétrica, fizemos um convite a Embasa e Coelba para estarem conosco aqui, já para resolver essa situação fazendo o requerimento para a instalação da água e da energia elétrica. Isso foi uma preocupação e uma prestação de serviço do município", explicou o secretário de Obras de Itamaraju Toninho.
Entenda as regras:
De acordo com as regras do programa Minha Casa Minha Vida é necessário que haja uma comprovação de renda familiar de até 5 mil reais por mês, esta renda familiar pode ser composta por até três pessoas da mesma família. Contudo é preciso entender que há uma classificação diferenciada para pessoas com renda familiar de até 1.600 reais, pois nesse caso em função da baixa renda é necessário ter imóveis específicos que atenda esta condição e portanto a maneira de você integrar o programa é um pouquinho diferente dos demais casos que comprovam renda de 1600 até 5 mil reais.
Fonte: Site Cocobongo