O novo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PMBA), coronel Paulo Coutinho, tomou posse do cargo em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (13), em Salvador. Ele ocupa o cargo deixado pelo coronel Anselmo Brandão, que esteve à frente da corporação por seis anos.
O anúncio da troca de comando foi feito pelo governador Rui Costa na segunda-feira (11), por meio das redes sociais. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (12).
Natural de Recife, Paulo Coutinho atua na PM da Bahia desde 1986 e estava no posto de comandante de policiamento na Região Integrada de Segurança Pública Central, em Salvador. Ele já passou por diversas companhias e batalhões e já comandou o Batalhão de Operações Especiais (Bope). O coronel possui especialização e pós-graduação na área de Segurança Pública.
O agora ex-comandante-geral da PM, o baiano de Juazeiro no Norte, Anselmo Brandão, entrou na polícia em 1986. Ele é o segundo militar que permaneceu no cargo por mais tempo na história da Polícia Militar baiana. Foram seis anos no comando, completados no sábado (9). Anselmo Brandão comandou batalhões da PM em cidades da região metropolitana de Salvador e na capital.
A troca no comando da PM não foi a única mudança feita pelo governo baiano na segurança pública do estado. No sábado (9), o delegado Ivo Carvalho Tourinho assumiu o cargo de superintendente de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Além disso, para o cargo de coordenador de polícia interestadual, ocupado anteriormente por Tourinho, foi designada a delegada Cristiane Inocência Xavier Rodrigues Coelho.
Em dezembro de 2020, o governador Rui Costa anunciou o juiz federal aposentado Ricardo César Mandarino como novo secretário da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Durante live nas redes sociais, o gestor também confirmou que a delegada Heloísa Brito vai ocupar o cargo de delegada-geral da Polícia Civil. Na ocasião, Rui Costa também anunciou o delegado Hélio Jorge como subsecretário da SSP-BA.
Fotos: Policia Militar da Bahia