Na manhã de sábado (18), uma guarnição da 43ª foi acionada para uma ocorrência de ameaça no bairro Canaã, em Itamaraju, em que o solicitante informou que alguns indivíduos estiveram na sua residência proferindo ameaças contra a sua pessoa e contra o seu filho, inclusive teriam enviado um vídeo em que este aparecia, na noite anterior, sendo espancado a golpes desferidos com um pedaço de madeira, uma prática comum em acertos de contas do tráfico.
De posse das informações, a guarnição diligenciou até as residências dos envolvidos, apreendendo primeiramente um menor no bairro Santo Antônio do Monte, que confirmou as ameaças à vítima, as agressões e a gravação do vídeo. Na sequência, abordou, no bairro de Fátima, outro envolvido, também menor, com o qual foi encontrado um revólver da marca Taurus, calibre .32, municiado com cinco cartuchos intactos, recebendo voz de apreensão na ocasião.
Em seguida, a guarnição conduziu os autores à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde foram apresentados juntamente com a arma de fogo apreendida e com o celular contendo as gravações da tortura.