A Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou nesta terça-feira (07), fiscalização a veículos de transporte de cargas com excesso de peso. A ação teve como objetivo coibir condutas irregulares na execução desse tipo de transporte e possíveis ilícitos criminais, contribuindo assim para a fluidez do trânsito, conservação do pavimento asfáltico da rodovia e segurança dos usuários nas rodovias federais.
A fiscalização ocorreu nas instalações da unidade policial de Teixeira de Freitas, localizada na altura do quilômetro 880 da BR 101, no extremo sul da Bahia, distante 827 quilômetros de Salvador.
No decorrer das abordagens, sete caminhões foram flagrados pela PRF com 30.030 quilos de excesso de peso. Foram fiscalizados também os equipamentos de uso obrigatório, em especial: faixas refletivas, sistema de iluminação, sistema de freios, condições dos pneus.
Todos foram notificados (multados) e às irregularidades que não puderam ser sanadas no local os veículos foram removidos ao pátio da PRF e só serão liberados mediante regularização do excesso de peso (transbordo). Foram recolhidos os documentos que não estavam em conformidade com as normativas.
Entre o material transportado, foi verificado carregamento de toras de eucalipto, aço, madeira, hortifrutigranjeiro e combustível.
O excesso de peso sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.
PERIGO EXCESSO DE PESO
Com vistas a auferir mais lucros, muitas empresas acabam colocando toneladas de excesso de peso nos caminhões, inclusive, ajustam as carrocerias para carregar mais mercadorias. Estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas. Os danos causados ao pavimento deixam trilhas de rodas ou afundamento do asfalto, que interferem na dirigibilidade de veículos de passeio, como automóveis e motocicletas.
Entre os principais problemas ocasionados pelos veículos com carga acima do permitido está a elevação dos poluentes na atmosfera, causados pelo aumento do consumo de diesel. Essa conduta causa ainda desgaste mais rápido nos veículos, principalmente pneus, suspensão, feixes de mola e até empenamento do chassi.