Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização preventiva com foco na redução de acidentes, quando flagrou o condutor de uma Toyota Hilux realizar ultrapassagem em local proibido.
A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (13), no Km 245 da BR-101, em Conceição do Almeida (BA).
O flagrante ocorreu durante etapa da Operação Hybris voltada a coibir condutores agindo com imprudência e desrespeito às Leis de Trânsito.
As atividades de fiscalização acontecem ao longo dos trechos mais movimentados e considerados pontos críticos, pelo alto índice de acidentes e pela elevada taxa de cometimento de infrações de trânsito.
Diante das infrações de trânsito apresentadas e da conduta irresponsável do motorista da Hilux, os PRFs emitiram as notificações previstas na Lei 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quais sejam:
artigo 191 – Forçar passagem entre veículos que, transitando em sentidos opostos, estejam na iminência de passar um pelo outro ao realizar operação de ultrapassagem (infração gravíssima, multa e suspensão do direito de dirigir);
artigo 203, inciso V – Ultrapassar pela contramão outro veículo: onde houver marcação viária longitudinal de divisão de fluxos opostos do tipo linha dupla contínua ou simples contínua amarela (infração gravíssima e multa).
As multas aplicadas somaram-se mais de 4.000 reais.