Receita Federal lança 'CPF Digital', aplicativo que permite ter o documento no celular
Aplicativo já pode ser baixado nas lojas virtuais. Programa também traz ferramenta para auxiliar contribuintes no preenchimento do IRPF 2020. A Secretaria da Receita [...]
Aplicativo já pode ser baixado nas lojas virtuais. Programa também traz ferramenta para auxiliar contribuintes no preenchimento do IRPF 2020. A Secretaria da Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (14) o lançado de um aplicativo com a versão digital do cartão de CPF, chamado de "CPF Digital". Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o programa está disponível para ser baixado nas lojas virtuais Google Play e App Store.
Aplicativo CPF Digital
Reprodução de imagem da Receita Federal
Há mais de um ano, o CPF é a chave de acesso aos serviços públicos. Nessa crise do novo coronavírus, o número do documento é uma das exigências para liberação do auxílio emergencial de R$ 600 para a população vulnerável.
O aplicativo "CPF Digital" exibe o cartão do CPF e também envia notificação "push" contendo notícias aos usuários.
IRPF 2020
A Receita Federal informou que o aplicativo também traz "ChatBot" (programa que simula uma conversa humana em um chat) para auxiliar o cidadão no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF).
O Fisco informou que serão esclarecidas dúvidas dos contribuintes sobre como preencher a declaração, como consultar a restituição, sobre o prazo para apresentação, a multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.
O secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, afirmou que a prioridade é a utilização do "ChatBot" para restringir o atendimento presencial em função da pandemia do coronavírus.
"Mas a proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão. No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros", acrescentou.
Fonte: G1