Mappim

Coronavírus e home office ? 5 dicas para trabalhar em casa, mantendo a produtividade e resultados

  Em 2020 com a pandemia do coronavírus atingindo o mundo, o home office passou a ser a realidade de empresas e executivos, que antes ainda analisavam prós e [...]

Por Redação em 25/03/2020 às 13:51:43

 

Em 2020 com a pandemia do coronavírus atingindo o mundo, o home office passou a ser a realidade de empresas e executivos, que antes ainda analisavam prós e contras desta adaptação.

O principal benefício nesta nova modalidade para as empresas está na redução de custos, já que o funcionário não precisa se deslocar até o escritório, sobra tempo para atividades físicas e gera menos estresse, aumentando a produtividade. Por outro lado, algumas empresas não instrumentalizam o trabalhador, para aqueles que necessitam de um "supercomputador" e uma internet potente, terá que dialogar com o contratante para não perder a qualidade do trabalho. De qualquer forma, qualquer mudança exige flexibilidade e entendimento. Criando o ambiente de trabalho correto e organizando as tarefas, pode-se obter excelentes resultados. Neiva Gonçalves, Diretora Executiva de Carreira da Success People – empresa de desenvolvimento pessoal e gestão de pessoas, situada em São Paulo e que atende em todo território nacional – cita 5 maneiras para trabalhar em casa de forma produtiva:

1- Criar rotina

Trabalhar em uma empresa significa ter as horas de trabalho definidas. Definir o horário de trabalho e mantê-lo, mesmo quando estiver trabalhando em casa, é o primeiro tópico relevante nesta adaptação. Vestir-se apropriadamente para o trabalho também é importante, ajuda a despertar o cérebro e criar a motivação necessária para as realizações. Ter as tarefas bem claras e o tempo bem administrado evita erros.

2-Manter a comunicação alinhada

O maior problema do trabalho em casa é sem dúvida a falta de comunicação da equipe. Manter a comunicação alinhada minimiza falhas. A interpretação do texto escrito não é tão efetivo quanto a análise da expressão do indivíduo. Neste sentido, as videoconferências são muito positivas para manter as propostas e tarefas bem compreendidas. Se preciso for, vale fazer reuniões diárias, seja por vídeo ou por telefone.

3-Criar uma estrutura em casa.

O escritório não deve ser negligenciado em nenhuma hipótese. É absolutamente fundamental ter um espaço separado para o trabalho. Seja uma sala adequada, ou simplesmente um cantinho com uma mesa, o que importa é pensar na estrutura focando no seu tipo de trabalho. Separar o local de trabalho do local de descanso priorizando as ferramentas que auxiliam o desenvolvimento de tarefas, é primordial, seja os equipamentos tecnológicos ou os artefatos simples, como uma boa cadeira e um gaveteiro com tudo a mão. A organização faz a diferença Para quem tem filhos, criar o momento para estar com eles contribui para que as crianças respeitem o tempo dedicado ao trabalho.

4-Demonstrar os resultados

Contar as pessoas sobre o projeto que está envolvido é uma forma de debater e divulgar. Gera envolvimento. Uma boa conversa por telefone, em vez de depender apenas de e-mail e mensagens instantâneas, aumenta a criatividade. Pode ser estimulante. Muitas pessoas acabam se isolando sem trocar ideias atrapalhando o processo. Há aqueles que não conseguem se concentrar devido as demandas da casa, e, outros que trabalham em excesso. Saber o que exatamente irá fazer dentro do espaço de tempo do dia cria fluxo.

5-Foco no trabalho

É preciso ter em mente que, muitas vezes, o escritório também passa por transformações como modernização de sistema e ou de infraestrutura. No Home Office não é diferente, aos poucos, ele se tornará mais adequado e atrativo. O importante neste momento é exercitar a paciência, ignorar pequenas dificuldades e focar no trabalho.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde