Aconteceu no município de Itamaraju, a primeira plenária itinerante do (FAT) Plano de Ação Territorial da Mandiocultura Extremo Sul da Bahia. O evento foi realizado no Centro de Capacitação Regional – SENAR, contando com a presença de secretários do Extremo Sul, vereadores, produtores rurais e representante do SETAF.
Participando do Evento o Prefeito Marcelo Angênica, juntamente com o secretário de agricultura Ivan Favarato Filho (Ivanzinho),Presidente do Sindicato Rural Everaldo Melo e Vereador Flavinho recepcionaram os agricultores e coordenadores do FAT.
O prefeito Marcelo Angênica, destacou a importância da mandiocultura e parcerias firmadas que alavanque a produção no município fomentando a produtividade, agradeceu aos profissionais do município pelo trabalho desempenhado no campo e área de cobertura do município.
O Plano de Ação Territorial (PAT) Mandiocultura, é uma ação do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER) no Extremo Sul da Bahia, iniciado no ano de 2016, construído de forma coletiva junto ao Colegiado Territorial, possuindo mais de 80 ações ligadas a avaliação, resgate, multiplicação e produção de material genético por meio da REDE RENIVA da EMBRAPA; visando junto com o sistema sustentável de produção aumentar a produtividade da mandioca; capacitações, adequação no beneficiamento da mandioca por meio do Programa Farinheira Sustentável; Comercialização; Associativismo, Financiamento entre outras ações.
O plano integra 11 municípios: Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Prado, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Mucuri, Jucuruçu, Medeiros Neto, Lajedão, com ativa participação das Secretarias municipais da Agricultura.
O secretário de agricultura Ivan Favarato Filho, agradeceu aos coordenadores do (FAT) ressaltando o compromisso de colocar o município no cenário nacional da mandiocultura, buscando investimentos através dos órgãos de apoio.
A subcoordenadora do SETAF Fabiana Longo, destacou todas as diretrizes e ações do (FAT) na região integrado com os municípios do Extremo Sul, parabenizou aos coordenadores por dar início a nova etapa do plano de ação desta vez itinerante, proporcionando mais proximidade de cada município.
O presidente do sindicato de produtores rurais Everaldo Melo, colocou a instituição a disposição e promover ações que impulsione a agricultura local dando ênfase ao cenário. A coordenação do PAT está trabalhando a campanha Mandioca Raiz Mágica apresentando aos agricultores e ao público em geral diversas possibilidades de produtos e subprodutos feitos com base nesta raiz tão importante para o Brasil e para o Extremo Sul da Bahia.