O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um comício ao lado do prefeito de Mauá (SP) e candidato à reeleição, Marcelo Oliveira (PT), na noite desta sexta-feira, 18. O petista ressaltou a importância do alinhamento entre os Poderes Executivos municipais e federais e criticou o que ele chamou de “praga de gafanhotos”, se referindo ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Essa foi a segunda participação do presidente em agendas de campanha de petistas no dia. Mais cedo, Lula esteve em Diadema para apoiar José Filippi (PT), outro prefeito que busca se reeleger no segundo turno.
Os dois municípios do Grande ABC, berço político do PT, são os únicos das 39 cidades que compõem a região metropolitana de São Paulo que o partido comanda e que ainda disputam a segunda etapa das eleições. Os ministros da Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, do Trabalho, Luiz Marinho, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também estavam presentes no evento. Lula destacou a importância da cidade para o Partido dos Trabalhadores e insistiu que deve haver sintonia entre o Palácio do Planalto e o município.
“O importante de vocês terem o Marcelo prefeito é que o Marcelo não vai precisar nunca bater na porta da Presidência da República, porque a porta da Presidência estará sempre aberta para o prefeito de Mauá”, afirmou o presidente. Lula ainda criticou a gestão de Bolsonaro, dizendo que precisou atuar para reconstruir o país. “Eu tive que voltar e acabar com a praga de gafanhoto e cuidar do povo brasileiro”, disse o petista.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Marcelo Bamonte