O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ), um antigo apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), surpreendeu ao entoar louvores e fazer uma oração em favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira, 15 de outubro. O evento ocorreu durante a cerimônia de sanção do projeto que institui o Dia Nacional da Música Gospel no Palácio do Planalto. Este não foi o primeiro momento em que Otoni de Paula se dirigiu a um presidente da República em oração. Durante o governo Bolsonaro, ele tinha acesso frequente ao Palácio e era convidado a orar em eventos oficiais, até mesmo no polêmico cercadinho do Palácio da Alvorada.
Além da oração, o deputado fez um discurso, ressaltando que, embora a maioria dos evangélicos possa não ter votado em Lula, “talvez estejamos entre os brasileiros mais beneficiados pelos programas sociais de seu governo, pois os mais pobres, a quem Jesus sempre dedicou atenção especial, constituem a maioria de nossos irmãos”.
Na semana anterior, esta coluna destacou declarações polêmicas de Otoni de Paula, que se sentiu traído na disputa eleitoral no Rio de Janeiro. Após ser deixado de lado, o deputado passou a apoiar Eduardo Paes, o prefeito reeleito da cidade. Otoni de Paula também criticou o bolsonarismo, afirmando que seus defensores estão sofrendo da “síndrome da soberba”.
As críticas ao ex-presidente e seus aliados têm sido proferidas em espaços públicos e até no conhecido “cafezinho” no plenário da Câmara dos Deputados. A cena de terça-feira gerou descontentamento entre os bolsonaristas no Congresso Nacional, que buscam se distanciar cada vez mais do parlamentar, agora associado a Lula.