Mappim

Conselho Tutelar de Itamaraju, realiza Caminhada Faça Bonito contra exploração sexual de crianças e adolescentes

Por Henrique Peixoto em 17/05/2024 às 18:52:56

"Todos no combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", essa foi a mensagem anunciada em ruas e avenidas de Itamaraju, chamando a atenção da sociedade para a temática somando forças para a prevenção.

Na manhã de sexta-feira 17 de maio de 2024, aconteceu a Caminhada Faça Bonito promovida pelo Conselho Tutelar de Itamaraju, em alusão ao maio laranja, mês escolhido para destacar o combate aos crimes de violação aos direitos das crianças e adolescentes.

A concentração da caminhada aconteceu no bairro Santo Antônio do Monte, reunindo estudantes dos anos finais da rede pública municipal de ensino, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Professores, Agentes de Transito, Guarda Civil Municipal – GCM, representantes da gestão municipal.

Além disso a caminhada contou com a participação do 18º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Teixeira de Freitas, Policia Civil, 43ª Companhia Independente de Policia Militar, Tiro de Guerra 06-025, CRAS, CREAS, APAE e outras instituições.

Durante o percurso da caminhada os conselheiros tutelares enfatizaram a importância da campanha e apresentaram dados dos casos registrados no município, a caminhada "Faça Bonito", é uma atividade que faz parte do calendário de ações do órgão de proteção.

Com faixas e cartazes, os participantes da ação alertaram a sociedade sobre a importância de denunciar, destacando que essa é uma luta diária e que os crimes são silenciosos mais as consequências são alarmantes.

Foram distribuídos panfletos para comerciantes e pedestres sendo apresentado a rede de proteção e apoio que inclui desde do agente comunitário que pode identificar os casos de violação, polícia militar, polícia civil, policia rodoviária federal CRAS, CREAS, SCFV entre outros.

A caminhada teve encerramento na Praça Castelo Branco, contando com a participação da Banda Marcial da Escola Municipal Novo Prado, que realizou apresentações culturais.

Representando a gestão municipal o Secretário de Governo Selmides Bida, destacou a importância do evento destacando o trabalho desenvolvido pelos profissionais do conselho tutelar e rede de proteção na garantia dos direitos, disse ainda que o apoio da sociedade é de suma importância para coibir os crimes contra as crianças e adolescentes, encerrou.

O Sargento Prado, chefe de instrução do Tiro de Guerra 06-025, destacou que a instituição militar está à disposição em defesa da sociedade, enfatizou que nenhum tipo de abuso deve ser permitido ou silenciado e que cabe a todas as esferas de justiça garantir o combate a tais crimes e também a proteção.

A coordenadora do CREAS Luana Macena, pontou o trabalho de toda rede de proteção "Estamos empenhados em conscientizar a comunidade sobre a gravidade do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, erradicar essa violência é o nosso papel" disse.

Encerrando o evento os conselheiros tutelares agradeceram a participação de todos, enaltecendo o papel de cada um e compromisso com a sociedade, parabenizaram a todas as instituições pela sensibilidade com a causa que garante um futuro melhor a todas as crianças e adolescentes através da proteção.

Em caso de abuso sexual ou quaisquer outras violações de direitos contra crianças e adolescentes, denuncie no Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar.

Participe dessa causa tão importante! Juntos podemos fazer a diferença na proteção das nossas crianças e adolescentes.

Faça Bonito

18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil pela Lei Federal 9.970/00, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger os direitos das crianças e adolescentes contra essas formas de violência.

A data foi escolhida em memória de um caso que ocorreu em 18 de maio de 1973, quando uma menina de 8 anos, chamada Araceli Cabrera Sánchez Crespo, foi sequestrada, violentada e brutalmente assassinada em Vitória, no Espírito Santo.