www.atendimentopsicanalise.webnode.com
O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, data comemorativa, foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) na década de 1970. Simboliza a luta histórica do gênero feminino para que suas diversas condições sejam equivalentes às dos homens.
Essa data está relacionada a um conjunto de acontecimentos históricos. Então, quais foram os principais eventos que deram origem ao Dia Internacional da Mulher?
1- Em de 08 de março de 1857, New York, houve uma greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres da indústria têxtil, que foi reprimida com violência pela polícia.
2- Em 08 de março de 1908 houve um protesto para lembrar o movimento de 1857, exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil, que também foi reprimido pela polícia.
3- Em 25 de maio de 1908, Estados Unidos, aproximadamente 1.500 mulheres participaram de uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. Esse evento deu origem ao primeiro Dia Nacional da Mulher...
4- Em 28 de fevereiro de 1909 houve uma manifestação que reuniu mais de 15 mil pessoas em New York, EUA, organizada pelo Partido Socialista dos EUA, que eram exigidas, redução da jornada de trabalho e direito ao voto. Em novembro houve uma greve têxtil extensa, fechando quase 500 fábricas norte-americanas.
5- Em 1910, em Copenhague, Dinamarca, houve o II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, apoiado pela Internacional Comunista. Clara Zetkin sugeriu a criação de um Dia Internacional da Mulher, mas não estabeleceu uma data específica.
6- Em 25 de março de 1911, em New York, EUA, houve um incêndio houve na Triangle Shirtwaist Company, 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, morreram. A maioria era judia. As causas desse evento foram: precárias instalações elétricas vinculadas à composição do solo, da estrutura da fábrica, além da enorme quantidade de tecido presente no espaço. No momento do fogo, as portas estavam trancadas, pois era um costume, os patrões trancarem as portas para que seus funcionários não realizassem manifestações e greves.
7- Em 1917, ano da Revolução Russa, que derrubou a monarquia czarista, as operárias do setor de tecelagem entraram em greve em 8 de março.
8- Em 1945, a Organização das Nações Unidas assinou o primeiro acordo internacional determinava a igualdade entre homens e mulheres.
9- Em 1975, a ONU oficializou essa data como o Dia Internacional da Mulher. Essa data simbolizou um conjunto de ações contra as desigualdades e discriminação de gênero.
Conclui-se que no inicio, essa data comemorativa simbolizava reivindicações por igualdade salarial, mas, agora, não se limita apenas a isso, sim, à luta das mulheres contra o machismo, violência, assédios moral e sexual, violência, etc. Existem ainda grandes desafios...!
FONTES CONSULTADAS:
Dia da Mulher: por que a data é celebrada em 8 de março em todo o mundo?
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/03/07/internacional/1551990388_320690.html
Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?
https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher
8 de março – Dia Internacional da Mulher
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-mulher.htm
Dia Internacional da Mulher
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43324887
Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?
https://novaescola.org.br/conteudo/301/por-que-8-de-marco-e-o-dia-internacional-da-mulher
8 DE MARÇO: CONQUISTAS E CONTROVÉRSIAS
http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8643.pdf
AS ORIGENS E A COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES
Origem do 8 de março – Dia Internacional da Mulher
https://contec.org.br/origem-do-8-de-marco-dia-internacional-da-mulher/
Mulheres e Direitos Humanos no Brasil: avanços e desafios
Os desafios da mulher brasileira
http://www.ebc.com.br/mulherbrasileira
www.atendimentopsicanalise.webnode.com
Psicanalista há 10 anos (Atendimento em clinica e online, 73 99973.6482).
Professor há mais de 25 anos.
Licenciado em Filosofia; bacharelado em Filosofia (3 matérias trancadas).
Formação Clinica em Psicanálise.
Pós-graduado em Psicopedagoga.
Já foi professor da UNEB (Plataforma Freire), FACISA. e FACETE
Licenciatura incompleta em Matemática.
Estudando Psicologia na Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas.
Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: [email protected].