www.atendimentopsicanalise.webnode.com?
O carnaval possui origens motivadas por necessidades sociais e de prazer. Desde o seu aparecimento, na idade antiga, a.C., até os dias de hoje, será que as suas principais características se mantiveram, foram excluídas ou se transformaram?
O carnaval se originou na idade antiga, Babilônia, antes de Cristo, possivelmente vias as Saceias, que era uma festa onde um prisioneiro se vestia e assumia o lugar do rei por alguns dias, o imitando na alimentação e tendo relações com as esposas do soberano. No final da comemoração, o "condenado" era chicoteado e enforcado ou empalado. E existiam outros ritos...
O carnaval foi associado às orgias de origem greco-romana, como os bacanais (festas dionisíacas, para os gregos), dedicadas ao Deus do Vinho, Baco (ou Dionísio, para os gregos). Eram caracterizadas pela embriaguez e entrega aos prazeres carnais.
Em Roma, as Saturnálias e as Lupercálias são associadas ao carnaval. As primeiras eram promovidas em dezembro, e as segundas, em fevereiro, mês das divindades infernais e das purificações. Essas festas duravam dias; havia comidas, bebidas e danças. Os escravos e seus senhores invertiam os papéis. Eram eventos pagãos, pois o cristianismo considerava que ao inverter os papéis, se invertia também a relação entre Deus e o diabo.
A Igreja Católica enquadrou essas festa pagãs ao seu comando. A partir do século VIII, o carnaval foi realizado na quaresma, que é o período católico que antecede ao período religioso. É uma fase onde as pessoas podem cometer excessos. "Por isso, que essa comemoração é denominada como a "FESTA DA CARNE".
Mas o carnaval não se limita ao católico, sim, àqueles que querem ter prazer e se manifestar de alguma maneira.
No Brasil, a festa foi iniciada no período colonial. Uma das primeiras festas carnavalescas foi o entrudo, de origem portuguesa. No solo brasileiro era praticada pelos escravos. Ao longo do tempo, foram criados os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos, as escolas de samba, os afoxés, os frevos, os maracatus, etc. Musicalmente, foram introduzidas as marchinhas, sambas e outros gêneros musicais.
Portanto, algumas essências (características) do carnaval se mantém. Seguindo a lógica da evolução e das transformações, essa festa carnaval evoluiu e foi alterada de acordo com a cultura de cada país, mas as necessidades de inversões de papéis e de prazer continuam. Além, disso, no caso do Brasil, são adicionados criticas ao poder, fortificação da diversidade de sexo, de etnia, etc. Além disso, o carnaval se tornou também uma fonte de lucro e um a vitrine política.
Conclui-se que desde as suas origens, o carnaval mantém algumas características fundamentais, mas foram acrescentadas outras..., de acordo com as mudanças culturais de cada país ou de cada região, e no Brasil, sem dúvida, é a maior a maior manifestação cultural.
FONTES CONSULTADAS:
A origem do Carnaval e sua chegada ao Brasil.
http://www.funarte.gov.br/boletim/informartemarco2014.pdf.pdf
Carnaval
Cidades que resgatam a essência do Carnaval tradicional
A História do Carnaval e suas origens
A História do Carnaval tem suas origens na Antiguidade, sendo uma festa tradicional e popular que chegou ao Brasil durante a colonização.
https://linnguagem.com.br/downloads/portugues/historia-carnaval.pdf
Psicanalista há 10 anos (Atendimento em clinica e online, 73 99973.6482-com WhatsApp).
Professor há mais de 25 anos.
Licenciado em Filosofia; bacharelado em Filosofia (3 matérias trancadas).
Formação Clinica em Psicanálise.
Pós-graduado em Psicopedagoga.
Já foi professor da UNEB (Plataforma Freire), FACISA. e FACETE
Licenciatura incompleta em Matemática.
Estudando Psicologia na Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas.
Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: [email protected].