A Escola Reitor Edgard Santos terĂĄ duas diretorias, a pedagógica, sob responsabilidade da prefeitura de Itamaraju-Bahia, representada por Geane Souza Brito, e a disciplinar, sob os cuidados da PolĂcia Militar, representada pelo Sargento Arnoldo Rodrigues de Souza.
A implantação da Escola CĂvico - Militar, Reitor Edgard Santos foi uma "demanda" apresentada pelo deputado federal Paulo Magalhães (PSD). O acordo foi assinado em 17 de outubro de 2019 pelo Comandante Geral da PM, Anselmo Alves Brandão, e pelo prefeito de Itamaraju, Dr. Marcelo. Os pais dos alunos foram informados das regras e assinaram um termo de compromisso.
Em todos os levantamentos do MEC, entre as instituições pĂșblicas de Ensino Médio, as escolas militares, os colégios de aplicação e as técnicas são as mais bem avaliadas.
Em 2017, de acordo com o resultado do Enem, entre as 10 melhores instituições pĂșblicas de educação do Brasil, 07 são federais, incluindo um colégio de aplicação das universidades federais e institutos federais. Uma escola militar do exército, Belo Horizonte (MG), aparece em 7Âș lugar. Assim, as instituições militares ficaram abaixo das citadas neste parĂĄgrafo, nacionalmente.
Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que determina o "fomento à criação de escolas cĂvico-militares" em todo o Brasil.
DECRETO NÂș 10.004, DE 5 DE SETEMBRO DE 2019
Institui o Programa Nacional das Escolas CĂvico-Militares.
O PRESIDENTE DA REPĂBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput , inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 8Âș, § 1Âș, da Lei nÂș 9.394, de 20 de dezembro de 1996, no art. 2Âș, caput , inciso II, e no art. 16 da Lei Complementar nÂș 97, de 9 de junho de 1999, e na Lei nÂș 13.005, de 25 de junho de 2014,
DECRETA :
CAPĂTULO I
DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1Âș Fica instituĂdo o Programa Nacional das Escolas CĂvico-Militares - Pecim, com a finalidade de promover a melhoria na qualidade da educação bĂĄsica no ensino fundamental e no ensino médio.
§ 1Âș O Pecim serĂĄ desenvolvido pelo Ministério da Educação com o apoio do Ministério da Defesa e serĂĄ implementado em colaboração com os Estados, os MunicĂpios e o Distrito Federal na promoção de ações destinadas ao fomento e ao fortalecimento das Escolas CĂvico-Militares - Ecim.
Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10004.htm
As escolas militares do exército investem ao ano, por aluno, R$ 19.000, 3 vezes mais do que em uma escola pĂșblica regular.
Segundo o MEC, em 2018, das 11.212 escolas que participaram do ENEM, 51% das escolas são privadas, e 49%, pĂșblicas
De acordo os dados, acima, as escolas militares estão entre as melhores das pĂșblicas, só ficando um pouco abaixo das instituições de aplicação das universidades federais e institutos federais, as técnicas.
O fato de Jair Bolsonaro investir nas escolas cĂvico-militares, no sentido de melhorar a educação, é uma ação ideológica e de poder. Se os colégios de aplicação e as escolas técnicas federais obtĂȘm os melhores resultados no ENEM, então por que não investir nessas instituições? Mas também, se na democracia não existe certo nem errado, desde quando se cumpra as leis, o atual presidente da repĂșblica tem o direito de governar o paĂs, segundo suas convicções, pois foi eleito pela maioria, que o deu aval.
Conclui-se que a Escola CĂvico – Militar Reitor Edgar Santos estĂĄ inserida numa ideologia conservadora, mas essa é uma ação positiva para que a educação melhore, e além disso, os fatos demonstram que as escolas militares estão entre as melhores das publicas. Repete-se: Desde quando se cumpram as leis vigentes, em sociedades democrĂĄticas não existem ideologias certas nem erradas, sim, escolhas...
FONTES CONSULTADAS:
REGIMENTO INTERNO DISCIPLINAR - SECPM
ESCOLA REITOR EDGARD SANTOS
Reitor é a primeira escola com ensino militar implantado em Itamaraju
43ÂȘ CIPM apresenta o Regimento Interno Disciplinar do modelo de gestão compartilhada para alunos da Escola Reitor Edgard Santos, em Itamaraju.
Escolas militares e colégios civis com mesmo perfil tĂȘm desempenho similar
Enem: federais, militares e técnicas são as escolas pĂșblicas mais bem avaliadas
Colégios militares conquistam as melhores colocações no ranking do Enem
Escolas federais custam menos e tĂȘm desempenho superior que colégios militares
https://www.assufrgs.org.br/2019/02/19/escolas-federais-custam-menos-e-tem-desempenho- superior-que-colegios-militares/
Veja o desempenho da sua escola no Enem 2018
https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/06/veja-o-desempenho-da-sua-escola-no-enem-2018.shtml
Escolas federais, militares e técnicas são as melhores pĂșblicas
DECRETO NÂș 10.004, DE 5 DE SETEMBRO DE 2019
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10004.htm
Psicanalista hĂĄ 10 anos (Atendimento em clinica e online, 73 99973.6482).
Professor hĂĄ mais de 25 anos.
Licenciado em Filosofia; bacharelado em Filosofia (3 matérias trancadas).
Formação Clinica em PsicanĂĄlise.
Pós-graduado em Psicopedagoga.
JĂĄ foi professor da UNEB (Plataforma Freire), FACISA. e FACETE
Licenciatura incompleta em MatemĂĄtica.
Estudando Psicologia na Faculdade PitĂĄgoras de Teixeira de Freitas.
CrĂticas, sugestões de temas, tĂtulos e assuntos: [email protected].