O domingo 10 de dezembro, foi marcador pelo Processo Unificado de Escolha dos Membros do Conselho Tutelar de Itamaraju.
Por decorrência de divergências na lista dos eleitores cadastrados para votar no pleito, a eleição que estava marcada para acontecer no dia 1º de outubro de 2023, foi cancelada em Itamaraju.
Após o adiamento a eleição foi remarcada para dia 26 de novembro, entretanto foi novamente adiada devido a final do Intermunicipal, sendo assim estabelecida a data de votação para 10 de dezembro.
O Ministério Público estadual se reuniu com integrantes da comissão eleitoral e com os candidatos ao cargo e discutiu detalhes do novo pleito, sendo assim realizado durante o domingo (10), e fiscalizado rigorosamente pelo órgão estadual.
Cerca de 3.636 pessoas compareceram nas sessões de votação da sede e interior do município, exercendo a cidadania e votando nos candidatos aptos ao cargo, na sede os locais de votação foram as escolas municipais Reitor e CEI.
No interior a votação aconteceu nas escolas municipais dos distritos de São Paulinho, Nova Alegria e Pirajá, a Policia Militar e Guarda Municipal, garantiram apoio no processo eleitoral.
As eleições tiveram início as 08hs e termino as 17hs, no interior diversas pessoas não conseguiram chegar aos locais de votação mediante a forte chuva que sobreveio na região, as estradas ficaram intransitáveis e vários veículos atolaram.
Na sede do município o número de eleitores foi bastante reduzido reflexo do cancelamento da eleição anterior que deveria ocorrer em 1º de outubro, apesar de todo o desgaste do pleito os candidatos se desdobraram para mobilizar o máximo de pessoas a cabine de votação.
Após o encerramento das eleições o processo de apuração aconteceu na escola Reitor Edgard Santos, a apuração ocorreu até as 20hs, sendo assim divulgado o resultado da eleição.
David Vieira - 622 Votos/Eleito
Luciano do Bela Vista - 589 Votos/Eleito
Wangeles Aragão - 423 Votos/Eleito
Henrique Pires - 388 Votos/Eleito
Geraldo Oliveira - 334 Votos/Eleito
Jair Souza - 291 Votos – 1º Suplente
Elza Gomes - 269 Votos – 2º Suplente
Beatriz Rocha - 253 Votos
Magno Motos - 169 Votos
Selma de Oliveira - 107 Votos
Elisangela Pereira - 88 Votos
Cléia Mota - 51 Votos
Votos em Branco - 35 Votos
Votos Nulo - 17 Votos
A promotora de Justiça Andrea Ariadna, acompanhou as eleições na sede e interior visitando os locais de votação, após o encerramento das eleições esteve acompanhando a apuração dos votos e destacou que o pleito aconteceu em segurança e com lisura.
Finalizando a promotora destacou a grande participação popular na escolha dos membros do órgão prezando pela garantia do direito da criança e adolescente, " O MP continuará exercendo o seu papel reforçando a rede de proteção e cumprindo a lei", disse.
Para Jaqueline Fonseca, Presidente do CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Itamaraju, prevaleceu a democracia da população itamarajuense na escolha dos representantes do órgão, e agradeceu a toda comissão envolvida no processo eleitoral e órgãos envolvidos na garantia da lisura do processo, disse.