Aconteceu na noite de terça-feira 28 de novembro de 2023, mais uma sessão ordinária do legislativo de Itamaraju.
A sessão está acontecendo no Colégio Estadual Professora Aurivaldina Joazeiro (Colégio Modelo), no bairro Jaqueira, mediante a reforma que está acontecendo na estrutura oficial do legislativo.
A sessão em pequeno expediente contou com a presença de profissionais de impressa, cidadãos itamarajuenses e assessores dos parlamentares que acompanharam os trabalhos desenvolvidos na garantia do desenvolvimento da cidade.
Entre os destaques da pauta da sessão o Projeto de Lei do Executivo Nº 022/2023, de autoria do prefeito municipal, que autoriza o Poder Executivo Municipal, a doar imóveis de propriedade do município para fim habitacional.
Projeto este que foi solicitado pelo vereador Rubens Neves, a dispensa de interstício para que pudesse ser votado durante a sessão, sendo justificado a importância do projeto em benfeitoria da população.
Projeto de Lei do Legislativo Nº 023/2023 de autoria da Vereadora Jozeni Alvés (NY), que declara a cavalgada e demais tradições esportivo-culturais rurais, como patrimônio cultural imaterial do município de Itamaraju.
Indicação Nº 045/2023 de autoria do vereador Chico Giló, que solicita a complementação da pavimentação das ruas Itagi e São Felix, no bairro Cristo Redentor.
Indicação Nº 046/2023 de autoria do vereador Domingos de Jesus, que solicita a pavimentação das ruas Pablo Machado, Rua do Campo, Rua das Montanhas e Travessa do Aeroporto situadas no bairro Corujão.
Indicação Nº 047/2023 de autoria da vereadora Rosineide Cunha (Rose da Saúde), que solicita a manutenção da iluminação do Assentamento Santo Agustinho.
Projeto de Decreto Legislativo Nº 021/2023, de autoria do vereador Flavio Silva, que concede título de cidadão ao Sr. Antônio Braz.
Projeto de Decreto Legislativo Nº 022/2023, de autoria do vereador Flavio Silva, que concede título de cidadão ao Sr. Guilherme Gonsalves Alvarinho.
Durante a palavra franqueada aos parlamentares o Vereador Flavio Silva (Flavinho), iniciou sua fala parabenizando a seleção de Itamaraju, pelo êxito da conquista do pentacampeonato do Intermunicipal 2023, destacando o trabalho desenvolvido pela Liga de Futebol – LFI, e apoio da gestão municipal.
Em seguida o parlamentar fez duras críticas ao diretor do Hospital Municipal de Itamaraju – HMI, o sr. Rodival Silva de Souza (Binho da Farmácia), que vem deixando a unidade hospitalar em situação de penúria, afirmou o vereador Flavinho.
"Antes de pensar em política, antes de pensar em ser candidato a vereador pense em cuidar do hospital", disse.
Complementando o assunto citado o vereador Francisco Carlos Barbosa (Chico do Hotel), disse ao nobre colegas que levantam a bandeira da saúde, que devem levantar a bandeira do povo e brigar para que o hospital possa garantir um atendimento dignos as famílias.
Finalizando Chico do Hotel, polemizou ainda suas críticas ao diretor do hospital "o hospital de Itamaraju, tem cara de tristeza, ainda tem coragem de bater na casa das pessoas para apresentar pré-candidato a prefeito que nem conhece pobre" finalizou.
Rendendo o assunto a presidente da câmara a vereadora Jozeni Alves (Ny), pediu ao diretor que tome providências a uma situação insuportável que vem acontecendo na unidade hospitalar, onde a mesma vem sendo procurada por diversas famílias que estão sendo incomodadas com as abordagens feitas por empresas que prestam serviços funerários.
"Os funcionários das funerárias ficam na porta do hospital torcendo para alguém morrer, parecem urubus o tempo todo rodando os familiares de pessoas internadas no hospital, já que o diretor não está vendo o que está acontecendo dentro do hospital, tente olhar para fora se for possível, parece até que as funerárias estão recebendo informações de funcionários do hospital", disse.