Milhares de pessoas saíram as ruas de Teixeira de Freitas, para comemorar a Independência do Brasil celebrando o feriado de 7 de setembro.
O tradicional Desfile da Independência foi marcado pela participação de diversas instituições educacionais, religiosas, culturais, civis e militares que desfilaram sobre a Avenida Marechal Castelo Branco.
Antecedendo o desfile aconteceu em frente a prefeitura de Teixeira de Freitas, o hasteamento da bandeira contando com a presença do prefeito Marcelo Belitardo, primeira dama Penélope Belitardo, autoridades políticas e militares.
O Tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju, abrilhantou o desfile sendo convidado pela gestão municipal para desfilar na avenida representando as Forças Armadas do Brasil, reflexo de soberania e grandeza.
O desfile da Independência do Brasil, foi baseado no tema: Quando a gente muda a cidade, mudamos a vida das pessoas. Na oportunidade as instituições realizaram apresentações simbolizando os avanços e transformações na cidade.
O Tiro de Guerra 06.025 de Itamaraju, abriu o desfile puxando o bloco das forças de segurança destacando a soberania do Exército Brasileiro em defesa do Brasil,
Durante a apresentação a população local aplaudiram os militares e realizaram registros fotográficos que serão memoráveis ao 7 de setembro de 2023.
O Chefe de Instrução Subtenente EB Jermesson Odely, recebeu cumprimentos da Secretária de Educação Sra. Regiane Chuaith Miranda, agradeceu aos militares pela participação ao evento destacando os valores e princípios da sociedade.
Em seguida foi feita a entrega de uma singela lembrança do Tiro de Guerra, agradecendo a gestão pelo convite sendo feita através do Subtenente Jermesson, juntamente com a representante da Junta Militar em Teixeira de Freitas.
Aproximando ao palanque foi dado o comando de olhar a direita, sendo prestado continência as autoridades, saudando também o prefeito do município juntamente com parlamentares.
A apresentação do Tiro de Guerra 6.025 foi impecável sendo destaque a marcilaidade, cadencia e canções entoadas na avenida, alguns militares trajavam equipamentos de CDC, reflexos das instruções ministradas no TG, sobre controle de distúrbio civil.
Para o Subtenente EB Jermeson Odely, não importa onde seja a missão o Tiro de Guerra, sempre estará presente cumprindo com êxito, coragem e determinação sendo "O Guardião do Monte Pescoço", na defesa da "Pátria Amada Brasil".
É tradição a apresentação do Tiro de Guerra no desfile cívico de Itamaraju, entretanto neste ano corrente a Prefeitura de Itamaraju, optou em cancelar as comemorações ao 7 de setembro, alegando a falta de recursos devido à queda no repasse do FPM, sendo assim a instituição atendeu o pedido do município vizinho e abrilhantou o desfile em Teixeira de Freitas.