Foi realizado no domingo dia 24 a caminhada Novembro Azul com a concentração na Praça Castelo Branco no centro da cidade seguindo em direção ao Bairro Liberdade com parada no Espaço de Shows Território, o evento foi aberto a toda população e teve a participação do Professor Personal Trainer Marcondes Arruda.
O professor de dança Pelé, do Ginga e Expressão destacou a importância da ação que promove conscientização sobre a saúde do homem e da importância da prevenção. "Esta caminhada de hoje é um trabalho realizado em parceria com o Instituto Cocobongo e a Academia Personal Trainer. O nosso objetivo é chamar a atenção de todos os homens que estão na faixa etária recomendada para a realização do exame de próstata, porque este mês é especial para a conscientização com foco na quebra desse tabu contra o exame de próstata. Este tabu deve ser quebrado, pois o exame de próstata mais o PSA são de extrema importância para prevenir o câncer de próstata. Agradeço também ao Prefeito, Dr. Marcelo, ao Secretário de Saúde Elan, ao meu amigo secretário de Esportes e Cultura, Cássio Cocobongo , pela parceria e Apoio! Agradeço a todos que compareceram sem vocês não seria possível todo esse sucesso", disse o professor Pelé.
Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.
Sintomas
A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Quando procurar o médico?
Quando o homem perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).