Pescadores registraram imagens, na manhã deste sábado (8), de uma baleia encalhada na Baía de Todos-os-Santos, na região entre Madre de Deus e a Ilha de Maré. O animal foi encontrado por volta das 7h40 e ficou no local até as 11h.
Um dos pescadores que registrou a cena foi Adriano Luís Ferreira, 40 anos, que possui 20 anos de experiência e nunca tinha passado por situação semelhante. Ao g1, ele sinalizou que o encontro inesperado foi sinônimo de preocupação.
Adriano saiu para pescar com dois amigos por volta das 7h. Quarenta minutos depois, avistaram o animal próximo da costa em maré baixa.
Como estavam em uma canoa de fibra com cerca de 10 metros, os pescadores não se aproximaram do animal. Em pouco tempo, curiosos começaram a acompanhar o caso.
"Ficamos com receio de chegar perto e a canoa virar", completou. Adriano acredita que o encalhe tenha acontecido depois de o animal ficar preso em um banco de areia.
O Instituto Baleia Jubarte foi acionado e enviou uma equipe para o local. Informações iniciais indicam que o animal desencalhou depois que pessoas ajudaram para que ela não se movesse para áreas mais rasas.
A equipe do instituto pretende monitorar o animal para evitar novos encalhes em bancos de areia.
Por meio de nota, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) informou que uma equipe foi deslocada para o local até a maré subir para o provável desencalhe do animal.
A CPBA garantiu que o caso não trouxe risco à navegação e orientou que embarcações mantivessem distância do local.