No final da tarde de sexta-feira 22 de junho de 2023, a Polícia Civil e Militar de Itamaraju estavam realizando diligências no bairro São Domingos no sentido de levantar os endereços suspeitos de estarem sendo utilizados para comércio de drogas quando se depararam com F.M.C. (19 anos), um dos investigados, na posse de 56 buchas de maconha, sendo dada voz de prisão.
F.M.C. relatou aos policiais que havia adquirido a droga de um traficante de nome Valter, vulgo "Galego" (27) anos em uma residência localizada também no bairro São Domingos.Valter era um dos alvos da operação e, segundo levantamento do setor de investigação, é um dos gerentes do referido bairro.
F.M.C. informou ainda que na residência haviam três indivíduos estavam armados com uma pistola .380 e dois revolveres, sendo um .38 e um .32.
Com o apoio do pelotão de emprego tático operacional – PETO, a polícia civil e militar estiveram no endereço onde realizaram o certo e verbalizaram, contudo, dois indivíduos tentaram se evadir pelos fundos da residência e na tentativa de frustrar a ação da polícia, dispararam contra os policiais que, para repelir a injusta agressão, dispararam na direção dos suspeitos que conseguiram se evadir pulando muros de aproximadamente oito casas na referida rua.
Moradores assustados informaram a casa onde um dos suspeitos se encontrava, sendo novamente feito o certo e pela segunda vez houve confronto, contudo dessa vez um dos suspeitos identificado como Valter dos Santos da Silva Junior, que portava um revólver calibre .32, foi atingido. A equipe socorreu ao HMI, mas Valter não resistiu e foi a óbito. O outro indivíduo logrou êxito em se evadir do local.
Foi apreendida grande quantidade de maconha, cocaína e crack, balanças de precisão, dinheiro oriundo do tráfico, uma espingarda de fabricação artesanal e um revólver calibre .32.
Foi lavrado auto de prisão em flagrante por crime de tráfico de drogas em desfavor de F.M.C. que havia sido preso por tráfico no final de 2022. O preso se encontra à disposição da justiça.