Profissionais da imprensa, gestores da área de comunicação e autoridades participam nesta quinta e sexta-feira (1 e 2) do seminário "Os Desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia", no Centro Operações Integradas (COI), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, para discutir as ameaças à democracia, o combate à desinformação, a regulação das plataformas e a comunicação pública. Organizado pelo Centro de Estudos Barão de Itararé, o evento foi aberto pelo governador Jerônimo Rodrigues que também assinou acordo de cooperação entre que expande o sinal da TV Educativa do Estado (TVE) e da TV Educa Bahia, garantindo o acesso às emissoras públicas nos Territórios de Identidade baianos.
Jerônimo pontuou que o Brasil atravessa uma difícil era no que diz respeito à comunicação, que tem papel relevante no combate à desinformação. O evento contou com a presença do ministro-chefe da Secom da presidência da República, Paulo Pimenta, para falar sobre a Conjuntura e Luta de Ideias na Sociedade.
O secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello também participa, dando destaque às prioridades da comunicação pública. "A ideia é promover essa troca de informações, no sentido de fortalecer a democracia. Tanto o Governo do Estado quanto o Barão de Itararé acreditam que a comunicação é fundamental para a defesa do estado democrático de direito. Por isso, a Bahia abriu os braços para receber esse evento", completou Curvello.
Barão de Itararé
O centro de estudos trabalha há 13 anos pelo fortalecimento da democratização da comunicação no Brasil, através de cursos, debates e escapos formativos. Também está à frente de discussões sobre uma mídia mais diversa e plural.
Programação
01/06 – quinta-feira
18h – Conjuntura e luta de ideias na sociedade
Cynara Menezes – jornalista e editora do blog Socialista Morena
Leandro Fortes – jornalista, professor e escritor
Laurindo Lalo Leal Filho – coordenação do Barão de Itararé
02/06 – sexta-feira
9h – Redes digitais, fake news e a regulação das plataformas
Nina Santos – Coordenadora do *Desinformante, pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e diretora da Aláfia Lab
João Brant – Secretário de Políticas Digitais da SECOM/Presidência da República do Brasil
Orlando Silva – deputado e relator da PL das fake news (PL 2630)
14h – As prioridades da comunicação pública
Guia Dantas – Assessora Especial de Comunicação do Rio Grande do Norte
André Curvello – Secretário de Comunicação da Bahia
Hélio Doyle – presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)