Na manhã de quinta-feira 02 de fevereiro de 2023, ambientalistas e órgãos de proteção foram informados sobre um crime ambiental na Lagoa do Jacaré de Itamaraju.
O crime foi confirmado após uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, deslocar até o local e conversar com trabalhadores que executam obras de revitalização em torno da Lagoa do Jacaré.
Os trabalhadores relataram que ao chegarem para trabalhar perceberam que dois animais estavam presos aos anzóis, preocupados com a situação de perigo a espécie de imediato acionaram os órgãos responsáveis e ambientalistas.
Um dos jacarés foi solto com certa facilidade, entretanto o outro animal precisou da intervenção de um veterinário, durante a ação diversos ambientalistas acompanharam o resgate e verificaram se em torno da lagoa poderia ser encontrado outros tipos de armadilhas de captura dos animais.
Preocupado com a situação o ambientalista Vinícius Borges, expressou tamanha tristeza diante do ataque as espécies e crime contra o meio ambiente, disse que serão adotadas medidas evitando a ação de criminosos ao local.
Os profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, seguem investigando o crime e intensificarão a fiscalização ao local com intuito de coibir a pesca dos animais.
Os jacarés- da espécie papo-amarelo fazem parte da lista de animais em extinção do IBAMA. Isso se deve, principalmente, pela destruição de seu habitat e à poluição dos rios.
A punição por matar, perseguir e caçar animais nativos da fauna silvestre ou em rota migratória sem licença ou permissão é de prisão de seis meses a um ano, além de multa.