O portal de notícias Cocobongo, tomou conhecimento através de áudios que vem sendo veiculados aos guardas municipais e população itamarajuense, sobre uma convocação da categoria da Guarda Municipal, para participarem da sessão ordinária na câmara de vereadores de Itamaraju.
Nesta terça-feira 28 de fevereiro de 2023, serão retomados os trabalhos legislativos na casa de poder, sendo comandados através da vereadora Ny, juntamente com a mesa diretora que passa a presidir as sessões durante o biênio 2023, 2024.
A convocação está sendo feita através da Associação dos Guardas e Agentes de Trânsito do Extremo Sul da Bahia- AGMATEB, que vem ao longo dos anos lutando pela regulamentação da categoria dos guardas municipais, tendo assim avanços que proporcione melhorias aos agentes.
No dia 22 de junho de 2021, dezenas de profissionais da Guarda Municipal, acompanharam a realização dos trabalhos ordinários da câmara, onde foi protocolado documento através do presidente da Associação dos Guardas e Agentes de Trânsito do Extremo-Sul da Bahia –AGMATEB, Uíres Sobral, especificando a importância da regulamentação da atividade da Guarda Municipal.
O projeto já foi enviado enviado ao poder executivo, sendo avaliados os tramites legais por meio do setor jurídico, sendo discutido com os representantes da categoria e feita as devidas correções.
Ao longo do período tem sido feita capacitações dos agentes tendo reflexos positivos na sociedade itamarajuense, o trabalho é de grande relevância na proteção do patrimônio e segurança pública.
Com a regulamentação da categoria através de projeto de lei, os agentes da guarda municipal, torna-se Guarda Civil Municipal, onde diversas readequações serão feitas proporcionando mais eficiência no trabalho dos servidores públicos.
Os agentes acreditam que o projeto será colocado para votação na sessão a ser realizada as 19hs desta terça-feira 28 de fevereiro de 2023.
A regulamentação da categoria é uma das promessas do prefeito Marcelo Angênica.