A poligamia, casamento entre 3 ou mais pessoas é legal em vários países muçulmanos. Na cultura ocidental cristã, baseada no Novo Testamento, é proibida, mas ao mesmo tempo existem diversos casos de traição. Então por que não tornar legal o "poliamor"?
É legal ter várias esposas em mais de 50 países. Em mais 20, a poligamia não é legal, mas é aceita, culturalmente. A maioria dessas nações está no continente africano, local de concentração da religião muçulmana, que permite ao homem ter até quatro mulheres. Mas por que esse costume não se torna lei no ocidente e em outras sociedades? Segundo o professor de antropologia do Museu Nacional (UFRJ), Luiz Fernando Dias Dutra, a poligamia está sendo enfraquecida pela disseminação da igualdade política entre os sexos e pelo cristianismo.
De acordo com a bíblia, Novo Testamento, livro de fé dos cristãos e que influencia a cultura ocidental, a poligamia não é aceita por Deus. O que é permitido é a monogamia heterossexual: "homem" e a "mulher" se tornariam "uma só carne" no matrimônio (Gênesis 2:24); "Cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido" (1 Coríntios 7:2).
Mas no mundo real, por que os cristãos de igrejas ou não, traem suas esposas ou namoradas se são monogâmicos? De acordo com a fé, estão pecando. Segundo os fatos, os empíricos, que norteiam este texto, o humano é um ser animal racional. O que isso significa? É regido por leis naturais, como, por exemplos: nasce e morre; tem que respirar, dormir, se alimentar, ingerir líquido, defecar; possuem hormônios sexuais, etc. Além disso, tem a capacidade de pensar, que o faz manipular elementos naturais, acreditar em Deus, viver em sociedade, etc. Ou seja, é dependente de regras da natureza, e ao mesmo tempo tem o poder de transcender e pensar sobre as coisas.
O humano é incluído na classe dos mamíferos, que são animais vertebrados, com glândulas mamárias nas fêmeas, que produzem leite para alimentação dos filhotes; possuem pêlos ou cabelos; dentes diferenciados; têm diafragma, uma membrana muscular que separa o tórax do abdome, auxiliando na ventilação dos pulmões.
Em 2015, o site "Ashley Madison", facilitador de traições conjugais, os hackers invadiram o portal e teve acesso às informações de 37 milhões de usuários no mundo todo. Esse número é apenas dos cadastrados. São Paulo lidera com quase 375 mil usuários. Nova York em segundo com 268 mil. Rio de Janeiro, em 11º, e Brasília, 20º lugar.
O mesmo site, o "Ashley Madison" organizou também uma pesquisa entre os dias 2 e 4 de janeiro de 2019, com 2.584 usuários. Mais da metade dos membros afirmaram que querem continuar traindo e encontrar mais parceiros em 2019. 27% querem manter a mesma pessoa. 17% desejam passar mais tempo com seu amante nesse ano. Também revelou que o principal motivo da "pulada de cerca" é a diversão.
Os dois últimos parágrafos autenticam que a traição é um fato no ocidente, onde a o namoro e o casamento são monogâmicos. Por que essa contradição? Uma moral e a religião cristã determinam apenas duas pessoas numa relação conjugal, mas os desejos, que não respeitam convenções, querem "sexo por sexo" ou amar mais de uma pessoa. Todavia os valores morais e religiosos dizem que não pode.
O mundo real, no Brasil, já evidencia várias relações poliafetivas (entre 3 ou mais pessoas). Em 2012, um homem e duas mulheres oficializaram a união estável em um cartório de Tupã - SP.
Em Parnaíba, Piauí, Andreza decidiu morar num ambiente com o marido e o amante.
Há uma crescente no número de trisais (relação entre três pessoas), de casais swing, de casamentos abertos (um conjugue pode ficar com outro), mesmo o cristianismo sendo contra. O fato empírico supera valores de juízo. As pessoas querem a felicidade e o amor. Para isso, "passam por cima" do conservadorismo.
Qual é a lógica de uma relação conjugal honesta e saudável? Se existir acordo entre os envolvidos, a "poligamia" (ou o "poliamor" e outros tipos...) é honesta e legitima, mesmo sendo imoral para uma boa parte da sociedade e para a religião. A traição na monogamia é desonesta, pois um trai a confiança do outro. Se descobrir, briga, e se ninguém souber, vai levando, tornando a relação "pseudo moralista".
Conclui-se que as morais conservadoras, incluindo o cristianismo, determinam a monogamia como relação verdadeira, mas muitas ações empíricas humanas não obedecem a essa verdade, traindo seus parceiros. Enquanto isso, existem outros indivíduos que optam pela "poligamia" (ou "poliamor"), que é honesta, desde quando não existe traição.
Princípios bíblicos para o casamento
https://biblia.com.br/perguntas-biblicas/principios-biblicos-para-o-casamento/
Onde ainda se pratica poligamia no mundo
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/onde-ainda-se-pratica-poligamia-no-mundo/
A poligamia no Antigo Testamento
http://www.icp.com.br/apologetica006.asp
Brasileiros que são adeptos ao POLIAMOR
https://www.youtube.com/watch?v=QyZH4qLyq8Y
TRÊS É DEMAIS?
https://tab.uol.com.br/poliamor/
União estável entre três pessoas é oficializada em cartório de Tupã, SP
Sites para poligâmicos conquistam adeptos no mundo – e no Brasil
https://veja.abril.com.br/mundo/sites-para-poligamicos-conquistam-adeptos-no-mundo-e-no-brasil/
'Casais' de 3 ou mais parceiros obtêm união com papel passado no Brasil
CNJ julga legalidade de união poliafetiva
https://oglobo.globo.com/sociedade/cnj-julga-legalidade-de-uniao-poliafetiva-22682855
Quem trai mais o homem ou a mulher?
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quem-trai-mais-o-homem-ou-a-mulher/
O mapa mundial da traição. Qual cidade lidera o ranking da pulada de cerca?
Pesquisa feita pelo site "Ashley Madison" revela que adúlteros pretendem continuar traindo em 2019 e a principal motivação para isso é a diversão
https://delas.ig.com.br/amoresexo/2019-01-09/traicao-pesquisa.html
AMOR A TRÊS: Mulher vive com dois "maridos" na mesma casa em Parnaíba; VEJA VÍDEO
Mulher vive com dois maridos na mesma casa
https://noticias.sapo.mz/actualidade/artigos/mulher-vive-com-dois-maridos-na-mesma-casa
TRISAIS RESPONDEM: Como é uma relação a 3? E família? DR? Tamanho da cama? Direitos? - Põe Na Roda
https://www.youtube.com/watch?v=beD72r6tP9Q
'Um trisal é como qualquer outro casal'; entenda quem é quem
Por André Luiz Alves de Souza
Psicanalista (Atendimento em clinica e online: 73 3294.3505; 99973.6482).
Professor concursado (Prefeitura de Itamaraju).
Psicopedagogo.
Licenciado em Filosofia; bacharelado em Filosofia (3 matérias trancadas).
Formação Clinica em Psicanálise.
Pós-graduado em Psicopedagogia.
Professor convidado de faculdades.
Licenciatura incompleta em Matemática.
Estudando Psicologia na Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas.
Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: drandresouza@hotmail.com.