Foi realizado na terça feira (10), na Câmara de Vereadores de Itamaraju um encontro para destacar a importância da campanha Setembro Amarelo que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e realidade do suicídio no Brasil.
A Secretária de desenvolvimento Social Fabiana Angênica falou sobre a importância de identificar os sinais e prestar a ajuda necessária de forma preventiva: "As pessoas que estão no grupo de risco de suicídio costumam falar sobre morte e suicídio mais do que o comum, confessam se sentir sem esperanças, culpadas, com falta de autoestima e têm visão negativa de sua vida e futuro. Se isto estiver ocorrendo em um membro da família procure ajuda médica imediatamente", disse a secretária.
Durante o encontro foram abordados temas como a prevenção, sintomas e a ampliação do acesso à informação.
"É preciso identificar os sinais para saber prestar a ajuda no tempo certo e agir de forma urgente. O suicídio é um assunto muito complexo, multifacetado que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. O objetivo da campanha Setembro Amarelo é mostrar que o suicídio pode ser prevenido! Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo, explicou Geiciane Carlos psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS).
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. De acordo com a Psicóloga do CREAS é necessário a pessoa buscar ajuda dos serviços de saúde, de profissionais e de pessoas à sua volta.