Mappim

Declarações de Bolsonaro eram 'bravatas', e assunto está encerrado, diz presidente da OAB

Felipe Santa Cruz interpelou presidente da República no STF, e caso foi arquivado nesta segunda-feira. Bolsonaro disse que não quis ofender presidente da OAB ao se [...]

Por Redação em 27/08/2019 às 11:18:58


Felipe Santa Cruz interpelou presidente da República no STF, e caso foi arquivado nesta segunda-feira. Bolsonaro disse que não quis ofender presidente da OAB ao se referir à morte do pai dele. Felipe Santa Cruz, presidente da OAB

Reprodução/TV Globo

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, afirmou que as declarações do presidente Jair Bolsonaro sobre o pai dele eram "bravatas" e que agora o caso está encerrado.

Felipe Santa Cruz chegou a interpelar Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, e o caso foi arquivado nesta segunda-feira (26) por decisão do ministro Luís Roberto Barroso.

Em julho, Bolsonaro disse que Fernando Santa Cruz, opositor do regime militar, foi morto por integrantes do grupo Ação Popular, contrário ao então governo. Mas a Comissão da Verdade diz que Santa Cruz foi morto por agentes do Estado, assim como informa o atestado de óbito.

"O presidente disse que iria me contar o que houve com meu pai. Com sua resposta ao Supremo Tribunal Federal, ficou claro que não sabe e que a sua fala, apesar de cruel e desumana, foi uma bravata, uma tentativa de negar a história", disse Felipe Santa Cruz.

Em resposta enviada na semana passada ao Supremo, Bolsonaro disse que não teve a intenção de ofender o presidente da OAB ou o pai dele, somente se referiu à morte de Fernando Santa Cruz conforme informações que teve à época.

"A verdade sobre o que aconteceu com meu pai está exposta em atestado de óbito recentemente emitido, entregue à minha família, em que a causa da morte de Fernando Santa Cruz foi retificada: 'Faleceu em razão de morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro, no contexto da perseguição sistemática e generalizada à população identificada como opositora ao regime ditatorial'", declarou Felipe Santa Cruz.

Para o presidente da OAB, "esta é a verdade histórica que [Bolsonaro] não conseguirá reescrever e nem negar".

Felipe Santa Cruz afirma, contudo, que o assunto está encerrado. "De minha parte, assunto encerrado", garante.

Entenda o caso

O pai do presidente da OAB militou no movimento estudantil e participou da Juventude Universitária Católica (JUC), movimento da Igreja reconhecido pela hierarquia eclesiástica. Depois, integrou a Ação Popular (AP), organização de esquerda contrária ao regime militar, mas nunca pegou em armas.

Após as declarações de Bolsonaro, Santa Cruz chamou o presidente da República de "cruel", e a OAB divulgou nota de repúdio. Depois, Santa Cruz também interpelou o presidente judicialmente, arquivado agora pelo Supremo.

Fonte: G1

Tags:   G1