De acordo com a direção municipal do Partido dos Trabalhadores três chapas estarão disputando a presidência do PT de Itamaraju este ano.
Apesar da eleição estar marcada apenas para o dia 8 de setembro, a disputa interna pelo comando da presidência do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores no município de Itamaraju está a todo vapor.
Estão concorrendo três chapas, que representam tendências diferentes do partido.
O petista Dorival Liché Caires, juntamente com a chapa municipal "Sem medo de ser feliz" da resistência socialista, apoiada pela chapa estadual "Lula Livre partido é pra lutar". Segundo Liché, a chapa busca a renovação e potencialização de diálogos dentro do partido. Dentre as propostas estão:
– Respeitar os filiados (com decisões coletivas);
– Criar uma política social com utilização de palestras e explanação da necessidade de integração políticas;
– Formação e reorganização dos quadros no diretório;
– Funcionamento regular da sede do partido.
A outra é "Optei Lula Livre" que defende a candidatura de Leandro Dominicini a Presidência do Diretório Municipal e Lucinha a Executiva Estadual no PED. Leandro Dominicini, mais conhecido por "Leandro do MST", é dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e ligado ao deputado federal Valmir Assunção, sua candidatura está alinhada com a candidatura de Lucinha do MST que disputa a presidência no Estado. Leandro Dominicini é apoiador do esporte e é ativista do projeto "agroecologia" nas escolas do assentamentos.
A Avante, tendência do partido dos trabalhadores com viés mais à esquerda, aposta na candidatura de Jefferson Cirilo para presidente do diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Itamaraju. Jefferson milita no PT desde a adolescência. Filiou-se em 2006 e sempre participou ativamente da militância partidária. Sua campanha defende uma renovação geracional e política do Partido dos Trabalhadores.
A eleição está marcada para ocorrer no dia 08 setembro no Centro de Convivência do Idoso em Itamaraju no Bairro de Fátima.