Em 06 de maio de 2023, eu acordei cedo, às 06:00, para assistir à coroação rei Charles III (e da rainha consorte, Camilla) do Reino Unido na Abadia de Westminster, em Londres, após a morte da rainha Elizabeth II.
Eu sabia que a Globo News iria transmitir o evento, mas percebi, às 06h, que outros canais pagos também estavam transmitindo: CNN, Jovem Pan, BandNews e Record News. Para mim, era uma obrigação ver em tempo real uma parte da história.
A primeira parte do evento foi a trajetória de Charles e Camila ao Palácio de Buckingham, numa carruagem banhada a ouro (ver figura 1). Este tipo de transporte parece uma obra de arte. Esse trajeto durou quase 1 hora.
Figura 1 – "Carruagem real"
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/coroacao-do-rei-charles-iii-acompanhe-ao-vivo.ghtml
A segunda parte foi a coroação na Abadia de Westminster. O início foi às 7:00. Houve as simbologias religiosas e monárquicas, e Charles foi coroado com a coroa de Santo Eduardo (ver figura 2). Depois a Camila foi coroada com o objeto da rainha Mary, de 1911.
Figura 2 – Coroação do rei Charles III
Figura 3 – Coroação da rainha consorte, Camilla
A monarquia do Reino Unido reina, mas não governa. O que isso quer dizer? É o parlamento que tem poder de decisão. A família real existe por uma tradição onde a maioria do povo britânico aprova esse tipo de regime político. Ou seja, o que mantém viva essa forte simbologia é a aprovação da maioria do povo britânico e o fato da realeza não ter poderes de tomar decisões políticas e econômicas. Além disso, gera mais renda do que gasta.
A família real gasta mais do que gera lucro?
À CNN, Marcus Vinicius Freitas, especialista em relações exteriores e professor visitante na China Foreign Affairs University, explica que a monarquia britânica gera mais dinheiro do que despende. Grande parte desse lucro vem do culto às tradições que a rainha manteve nos seus 70 anos de reinado. "Todo mundo vai para Londres para ver a Guarda Real, comprar objetos da rainha, todo mundo quer passar pelo palácio", afirma o professor.
"Em Londres, você vê muitas vezes na porta das lojas selos outorgados ou pelo príncipe de Gales [Charles III], pelo príncipe Philip ou pela rainha Elizabeth II como fornecedores da casa real. Então você sabe que aquele produto vendido é de qualidade. Isso gera movimento para o comércio, e todos do comércio querem os selos, porque é importante ser fornecedor reconhecido", exemplifica.
O lucro também estaria no fato de que a família ajuda a manter milhares de instituições de caridade ou "empresta" o nome para conferir autoridade às instituições – uma outra espécie de selo.
Observa-se que o Reino Unido é um grupo político constituído pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. É a segunda maior economia europeia. Desde 2020, não faz mais parte da União Europeia.
Conclui-se que foi bom acordar cedo para ver em tempo real à coroação do rei Charles III (e da rainha consorte, Camilla) do Reino Unido na Abadia de Westminster, em Londres. Foi um evento de um grupo dominante, mas é história, e foi belíssimo, pois além da questão estética, foi bom ver a realização de uma tradição numa realidade onde o mundo virtual é forte. Parecia que era uma mistura entre o real e a fantasia.
Fontes:
Rei Charles III é coroado em cerimônia na Abadia de Westminster
Saiba quanto custa aos britânicos manter a família real e de onde vem o dinheiro
Rei Charles III e rainha Camilla são coroados no Reino Unido
https://g1.globo.com/mundo/ao-vivo/coroacao-do-rei-charles-iii-acompanhe-ao-vivo.ghtml
Por André Souza
É psicólogo (com abordagem psicanalítica). Contato-Whatsapp: (73) 99973.6482
É professor. Leciona no Ensino Fundamental II. Já atuou no Ensino Médio (Salvador e Itamaraju - BA) e superior (Facisa - Itamaraju; UNEB – Plataforma Freire - Teixeira de Freitas e Caravelas).
02 anos como Coordenador de Educação do MST-Bahia (1997 a 1999).
03 anos como desenhista projetista, atuando na CONCRETA e CONCREMAT, Salvador – BA.
É graduado em Licenciatura em Filosofia: Universidade Católica do Salvador (UCSal). Período: 1989 a 1992.
É graduado em Bacharelado em Filosofia – Universidade Católica do Salvador (3 matérias trancadas).
É graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera (antiga Pitágoras). Período: 2018 a 2022.
Cursa o 6° semestre em Matemática na UNEB.
É pós graduado em Psicopedagogia - Vale do Cricaré.
É pós graduado em Psicologia do Trânsito - Faveni.
Cursa 2 pós na Faculdade Anhanguera: Neuropsicologia e Psicologia Hospitalar.
Tem formação clínica em Psicanálise: Escola Superior de Psicanálise (ESPO) – Vila Velha – ES. Período: 19/10/07 a 06/11/09
CURSOS DE EXTENSÃO
Gestão e Políticas de Saúde: Pitágoras - 120h (2020),
Ética para Profissionais da Saúde: Pitágoras - 120h (2020).
Matemática Financeira para Análise de Riscos: Pitágoras - 120h (2020).
Políticas de Atenção Básica em Saúde: Pitágoras - 180h (2020).
Psicologia Aplicada ao Direito Penal: Pitágoras - 120h (2020).
Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: [email protected]
Quer ler bons contos eróticos? Acesse: https://privacy.com.br/@psiandreluiz
https://www.instagram.com/andre.psicologia/
https://www.facebook.com/andreluiz.alvesdesouza.94
https://twitter.com/Psiandreluiz
https://atendimentopsicanalise.webnode.page/