Antes do caminhão recolher os lixos nos devidos horários, os garis juntam, para ficar mais rápido a coleta. Mas esses funcionários colocam na pista (ver figura 1), gerando outros problemas. Quais são?
Primeiro, o lixo fica na "rua", no solo, ocasionando a presença de outros animais (principalmente urubus e cachorros), ficando restos de comida expostos. Além disso, muitos veículos passam por cima da sujeira... Por que, então, os cidadãos pagam para a fabricação de lixeiras, se o setor de limpeza não leva em consideração esses objetos? Em 07/01/23 foi tirada a primeira foto (ver figura 1) às 16:36 da evidência dita aqui, na Avenida Brasil. E o lixo só foi recolhido às 18:30. No mínimo, a sujeira ficou no chão durante 1 hora e 54 minutos, quase duas horas. É um tempo suficiente para gerar problemas.
Figura 1
Figura 2
Figura 4
Segundo problema, o lixo no chão, fora dos sacos, atrai ratos, causadores da Leptospirose.
Terceiro, o resto que fica no solo, fora dos sacos, vai ajudar a entupir os bueiros, quando chover, além de atrair animais e tornar a paisagem feia.
Existem maneiras de evitar esse problema: primeira, os garis só devem juntar o lixo dentro dos limites dos "passeios" ou rente a esses, quando não existir lixeiras, e 20 minutos antes, aproximadamente; os motoristas dos caminhões devem dirigir devagar ou parar em algumas vezes, quando necessário, para que os garis consigam pegar a sujeira.
Conclui-se que um método para a coleta de lixo está incorreto, pois antes do caminhão recolher a sujeira, os garis juntam, para ficar mais rápido o recolhimento. Esses funcionários colocam na pista, gerando diversos problemas. Cabe ao secretário excluir essa maneira e adotar, caso queira, as sugestões ditas no parágrafo anterior.
Por André Luiz Alves de Souza
Psicanalista desde 2009, Itamaraju-BA e Salvador, atuando também na Policlínica de Itamaraju, Monte Sinai e Fisioderm. Atualmente, atendo online. Whatsapp: (73) 99973.6482 ou www.atendimentopsicanalise.webnode.com
25 anos como professor dos ensinos fundamental II, médio (Salvador e Itamaraju - BA) e superior (Facisa - Itamaraju; UNEB – Plataforma Freire - Teixeira de Freitas e Caravelas).
02 anos como Coordenador de Educação do MST-Bahia (1997 a 1999).
03 anos como desenhista projetista, atuando na CONCRETA e CONCREMAT, Salvador – BA.
Graduação em Licenciatura em Filosofia: Universidade Católica do Salvador (UCSal). Período: 1989 a 1992.
Graduação em Bacharelado em Filosofia – Universidade Católica do Salvador (3 matérias trancadas).
Pós Graduação em Psicopedagogia: Vale do Cricaré.
Formação em Psicanálise: Escola Superior de Psicanálise (ESPO) – Vila Velha – ES. Período: 19/10/07 a 06/11/09
Concluiu Bacharelado em Psicologia na Faculdade Anhanguera (antiga Pitágoras), em Dezembro de 2022. Vai esperar a carteira do CRP para atuar como psicólogo.
Cursando o 6° semestre de Matemática na UNEB.
Cursando pós em Psicologia do Trânsito na FAVENI.
CURSOS DE EXTENSÃO
Gestão e Políticas de Saúde: Pitágoras - 120h (2020),
Ética para Profissionais da Saúde: Pitágoras - 120h (2020).
Matemática Financeira para Análise de Riscos: Pitágoras - 120h (2020).
Políticas de Atenção Básica em Saúde: Pitágoras - 180h (2020).
Psicologia Aplicada ao Direito Penal: Pitágoras - 120h (2020).
Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: [email protected]
https://www.instagram.com/andre.psicanalista.professor