Nesta pandemia evitar aglomeração é uma das prevenções para não ser infectado pelo COVID-19. Esta realidade foi a primeira causa para pensar num "X - Tudo" (pão arredondado gigante, carne de hambúrguer, alface, ovo frito, bacon, batata palha, queijo, presunto e outros...) para comemorar o meu aniversário, em 17/01/2021, junto à minha esposa, quando completei 54 anos de idade.
Outra causa para a escolha desse lanche foi o fato de sair da rotina alimentar, onde há mais de 5 anos não comíamos um "X - Tudo". Eu, mesmo, construía os lanches com carne de hambúrguer, em casa, de forma leve e um pouco mais saudável, sem usar óleo, com uso da fritadeira elétrica e usando pão integral, em algumas vezes. Até o sal, usamos também o rosa (conhecido como sal do Himalaia, obtido a partir dos cristais rochosos de sal extraídos de áreas próximas à cordilheira do Himalaia, principalmente no Paquistão). Assim, o objetivo era ingerir algo gostoso, mesmo não sendo muito saudável.
E o último motivo para o pedido do "X - Tudo" foi um momento de prazer em imaginar comendo esse lanche, que não comíamos há mais de 5 anos: uma refeição gigante, acompanhada com refrigerante, maionese, ketchup e batata frita ao óleo. Tudo que faz mal, mas é gostoso. Risos.
Durante e depois da comemoração a dois e com o "X - Tudo" foi percebido um momento de felicidade, e com pouco dinheiro.
Não existe um estado pleno de prazer, sim, momentâneo. Baseado em fatos, não existem regras exatas para ter momentos de felicidade. Pode-se ter, comendo uma cocada ou um churrasco; tendo um carro bom, uma bicicleta ou uma moto; sendo aprovado num vestibular ou concurso público; namorando ou se casando; praticando esporte; lendo; estudando; dançando; orando; rezando; ajudando o outro; bebendo suco, água de coco, bebida alcoólica ou refrigerante; etc.
Portanto, evitar aglomeração neste período é fundamental para não ser infectado pelo COVID-19. E para comemorar algo e ter momento de felicidade não é necessário gastar muito nem haver muita gente. O importante é ser feliz e não fazer mal ao outro
Por André Luiz Alves de Souza
Psicanalista desde 2009, Itamaraju-BA e Salvador, atuando também na Policlínica de Itamaraju, Monte Sinai e Fisioderm. Atualmente, atendo online. Whatsapp: (73) 99973.6482 ou www.atendimentopsicanalise.webnode.com
25 anos como professor dos ensinos fundamental II, médio (Salvador e Itamaraju-BA) e superior (Itamaraju, Teixeira de Freitas e Caravelas).
02 anos como Coordenador de Educação do MST-Bahia (1997 a 1999).
03 anos como desenhista projetista, atuando na CONCRETA e CONCREMAT, Salvador – BA.
Graduação em Licenciatura em Filosofia: Universidade Católica do Salvador (UCSal)
Período: 1989 a 1992
Graduação em Bacharelado em Filosofia – Universidade Católica do Salvador (3 matérias trancadas)
Pós Graduação em Psicopedagogia: Vale do Cricaré.
Formação em Psicanálise: Escola Superior de Psicanálise (ESPO) – Vila Velha - ES
Período: 19/10/07 a 06/11/09
Licenciatura incompleta em Matemática
Estudante de Psicologia: Faculdade Pitágoras
Período: 2018 a 2023
CURSOS DE EXTENSÃO
Gestão e Políticas de Saúde: Pitagoras - 120h. (2020)
Ética para Profissionais da Saúde: Pitagoras - 120h. (2020)
Matemática Financeira para Análise de Riscos: Pitagoras - 120h. (2020)
Políticas de Atenção Básica em Saúde: Pitagoras - 180h. (2020)
Pscologia Aplicada ao Direito Penal : Pitagoras - 120h. (2020)
Críticas, sugestões de temas, títulos e assuntos: [email protected]
https://www.instagram.com/andre.psicanalista.professor